top of page

O capitalismo ainda é o melhor caminho

Acredito que o sistema econômico capitalista possa realmente alcançar maior justiça social sem descambar para a vala comum das ideologias autoritárias e absolutistas que elegem uma casta de um número mínimo de privilegiados e que tenta nivelar o restante da população em todas as suas dimensões, até mesmo espiritual. Por isso, declaro sem receio que sou um adepto do capitalismo, deste sistema que desenvolveu uma moeda corrente substituindo o arcaico sistema de troca de alimentos e manufaturas. Este sistema que possibilita qualquer indivíduo a desenvolver seu próprio negócio comercial que será a fonte de seu sustento e riqueza. 


ree

No entanto, não posso concordar com o capitalismo deformado e muitas vezes usado como manto para sorrateiros autoritarismos e mecanismos de censura e controle social. O sistema capitalista entendido em si como livre comércio e livre oportunidade não pode ser encontrado em sociedades que o desvirtuam, em governos que agem como antigos senhores feudais que sem motivos razoáveis ou necessidades justificadas na justiça social e no bem comum, somente enriqueciam por meio de altas taxas e impostos cobrados de seus vassalos. É até risível o quanto a sociedade hodierna, dita moderna e científica, repete em seus governos aquilo que se consideram erros históricos que julgamos em tempos como no medievo e antiguidade. É sabido que o ser humano sempre é capaz de repetir os mesmo erros, individualmente ou em grupo, mas a agilidade em logo os perceber deveria ser uma habilidade que deveríamos aprimorar em nossos dias. De modo que a sociedade capitalista não pode se conformar em aceitar a imposição injustificada pela democrática maioria de perda do sustento a que cada indivíduo lutou. Diria ainda que, mesmo que certo governo legitimamente eleito pela maioria, usurpasse as benesses do sistema capitalista dos cidadãos, tão logo dever-se-ia enquadrar os responsáveis primeiramente apelando para sua servidão a justiça social e em seguida cobrando a responsabilidade pelo mal uso da posição. Afinal, quem ainda deseja um senhor feudal a viver inesperadamente de taxas e impostos que somente fraudam o sustento dos cidadãos?


Filosoficamente, sistemas como socialismo e fascismo são irrealizáveis pela já clara finalidade dos mesmos, o de controle e “escravidão” do povo. O sistema capitalista ainda pode, sendo bem entendido e exercido, construir uma sociedade próxima da justiça necessária, visto que justiça ideal somente como a presença imanente e explicita do Criador do agente e receptor deste movimento que chamamos de “atos justos”. Nada pode ser mais claro que observando os exemplos que cercam nossa sociedade, como os países vizinhos na América Latina que, desde muito anos vivem um vai e vêm de governos que flertam com o “capitalismo socialista” e uma espécie de capitalismo selvagem, que entende também erradamente especialmente a noção de livre oportunidade e comércio.


Mesmo que muitos ao lerem textos como este, considerem utópico demais esta sociedade capitalista que prima pela justiça social e o bem comum sem ferir o individualismo do cidadão, é preciso compreender que na realidade nem mesmo esta “utopia” posta em prática salvaria a humanidade de si mesma. É cruel pensar assim, mas em realidade o que fazemos nesta vida é chegar a mais próximo possível da justiça e do amor ao ser humano que possamos, pois nossa corruptibilidade geme em nosso ser, para seja posta para fora, cometendo os piores erros que podemos imaginar. Uma formação humana é a principal ferramenta para uma futura sociedade cada vez mais próxima deste sistema capitalista mais justo e fiel ao indivíduo.


Comentários


Valderi da Silva

suporte@valderi.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Instagram
image.png
image.png

Endereço para correspondência, solicitar pelo Contato ou Chat.

Valderi da Silva | Rua São Cristóvão 423 - Alvorada - Parobé - RS, Brasil | CPF 004.710.480-54

bottom of page