top of page

Persuasão, de Jane Austen

Os livros de Jane Austen realmente diferem-se daqueles que na contemporaneidade podemos estar acostumados a ler. Refiro-me àquela leitura rotineira, que muitas vezes se torna apenas um passatempo, como seria o de assistir uma telenovela. Mas Jane Austen, apesar de receber o mesmo tratamento por alguns leitores, não merece ser considerada uma escritora de livros para passatempo, ou meros “noveliscos” sem conteúdo aprofundado.


Acabo de ler mais uma de suas obras, o livro Persuasão, que nos revela a personagem Anne com características de uma jovem equilibrada e de bom senso diante das variadas circunstâncias familiares e sociais. Estas características de personalidade são as principais preciosidades das obras de Jane Austen.


No livro Persuasão, a jovem Anne acaba cedendo a forte influência de sua amiga mais próxima, a senhora Russell, e encerra um romance que em sua roda social poderia ser considerada uma vergonha, pois o amado de Anne não tinha título de nobreza e muito menos tinha riquezas aparentes. Como já mencionei em outro comentário que fiz sobre as obras de Jane Austen, a sociedade que faz parte de suas obras valoriza muito os casamentos dentro do próprio nível social, e muitas vezes dentro da própria família, por exemplo, primos casando com primos, etc. É nesta mentalidade que Anne não resiste a persuasão social e rompe com um namoro que seu espírito julgava correto.


Dakota Johnson como Anne Elliot em adaptação de Persuasão, de Jane Austen (Netflix/Divulgação)
Dakota Johnson como Anne Elliot em adaptação de Persuasão, de Jane Austen (Netflix/Divulgação)

Algo que a escritora faz questão de mostrar nesta obra é a hipocrisia que nasce da loucura por status social, mesmo sem riqueza real. A família de Anne, chefiada por seu pai, o Sir Walter Elliot, estava financeiramente arruinada, quase falida, tanto que foram obrigados a abandonar a mansão em que residiam para pôr esta em aluguel e ir morar numa residência mais econômica, visando o equilíbrio financeiro sem perder o mínimo de luxo e conforto, indispensável para a aparência social em que viviam.


Nestas idas e vindas da vida da família Elliot, Anne acaba por reencontrar o amor que deixou de lado, persuadida por sua amiga e família. Mas agora seu antigo amor estava numa posição financeira diferente, pois tinha sido promovido a almirante e já contava com um considerável patrimônio, além de ter refinado seus costumes e já está participando de bailes e reuniões sociais da alta classe.


Anne, uma jovem que era vítima de seu tempo e dos costumes sociais, não podia simplesmente abandonar a vida que tinha para viver seu amor, mas tinha o espírito equilibrado o suficiente para entender que agora surgia uma oportunidade de amenizar o impacto de um casamento fora dos nomes aprovados pela família e da amiga Russell. Seu antigo amado, o capitão Wentworth, poderia enfim realizar a felicidade que ela vislumbrou em anos passados.


O enredo que envolve Anne e seu amado é cheio de pequenos e intrincados momentos de influência dos amigos e familiares, por isso a obra de Jane Austen não pode ser considerada apenas uma novela romanceada de época, mas precisa ser contemplada como uma obra repleta de sutil e delicada manifestação de força, que revela a virtude de seus personagens, sem esconder seus defeitos e falhas. A própria irmã mais velha de Anne e o seu pai revelam as mais lamentáveis atitudes originárias de julgamentos obsessivos, capazes de eliminar qualquer sentimento de felicidade por aquilo que julgam digno da altura social onde se encontram. Elizabeth chega ao ponto de extasiar-se somente pelo fato de sentar-se ao lado de algum conhecido ou familiar de grande prestígio social, como no caso da Lady Dalrymple.


Após a leitura desta obra, o leitor acaba sendo convidado a refletir sobre as virtudes e vícios que pode encontrar neste enredo. Vaidade, orgulho, ganância e hipocrisia, são vícios que a autora precisa deixar claro nos personagens devido a própria realidade social que faz fundo à história.

Comments


Valderi da Silva

suporte@valderi.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Instagram
image.png
image.png

Endereço para correspondência, solicitar pelo Contato ou Chat.

Valderi da Silva | Rua São Cristóvão 423 - Alvorada - Parobé - RS, Brasil | CPF 004.710.480-54

bottom of page