A história de uma professora
- Valderi da Silva
- 29 de mar.
- 3 min de leitura
Li recentemente um livro de uma escritora espanhola sobre a história de uma professora, que desejava antes de tudo atuar nas localidades menos favorecidas a fim de colaborar para o desenvolvimento cultural e intelectual da sociedade. A história se situava nos anos de ebulição republicana da Espanha, com a efervescência dos partidos comunistas e demais esquerdistas que acabaram pautando boa parte da política educacional daqueles anos.

O livro Historia de una maestra, de Josefina Aldecoa, me fez recordar o quanto é profunda e fundamental para a ideologia comunista a atuação em todas as áreas da educação, muito antes mesmo de ações práticas de revolução, ou mesmo de manifestação em grande escala. O romance é narrado por Gabriela, uma jovem professora que assume seu papel com idealismo e paixão pela transformação social através do ensino, o que logo demonstrará a imensa dificuldade em seus ideais e também certa controvérsia em seus próprios métodos. A obra, de caráter semi-autobiográfico, insere-se no contexto das reformas educacionais da Segunda República Espanhola, abordando os desafios enfrentados pelos docentes e a resistência ao progresso em comunidades rurais conservadoras, aspecto controverso em se tratando de “desenvolvimento”, pois para o professor ideólogo comunista, sua educação desconstrutivista e a luta contra tudo o que se referia ao método tradicional (ou conservador) deverá ser o melhor método a ser praticado em sala de aula.
É uma obra que traz uma história de persistência na educação de uma jovem professora, mas que também reflete, devido a contextualização, a dinâmica social política que inevitavelmente acaba influenciando a educação, desde a educação dos mais pequenos até os adolescentes maiores.
A obra se destaca pela sua capacidade de articular o íntimo e o coletivo, explorando

as emoções da protagonista sem perder de vista os grandes acontecimentos históricos que moldam seu destino. Seu percurso a leva a distintas localidades, onde se depara com a pobreza, a desigualdade e a oposição de setores tradicionalistas que veem na educação uma ameaça às estruturas estabelecidas. A narrativa evidencia, assim, a luta dos professores republicanos contra um sistema enraizado em valores tradicionais tidos como arcaicos pelos revolucionários republicanos, reforçando a importância da educação como ferramenta de mudança. O avanço da Guerra Civil Espanhola adiciona uma camada de tensão e tragédia ao relato, culminando na constatação de que os sonhos pedagógicos de Gabriela serão esmagados pela realidade política, que o leitor poderá julgar conforme sua percepção da realidade, mas que diante de fatos históricos demonstram grande equívoco quando transportada a ideologia que Gabriela adotou a educação que tentava ministrar.
A escritora Josefina garante uma trama sem enfadonhos de memória, sem aquelas perdas de linha cronológica que algumas vezes nos deparamos em certas obras. A escritora é muito feliz no estilo de narração, realmente fazendo o leitor visualizar as cenas descritas e os personagens envolvidos.
Historia de una maestra é, assim, um testemunho poderoso sobre o impacto da educação e da vocação docente em tempos de crise. Com sensibilidade e rigor histórico, Aldecoa cria um romance que, além de literário, é um documento sobre uma época de luta e esperança, cuja relevância ressoa até os dias atuais quando se considera a possibilidade de uma educação cada vez melhor.
Como professor de filosofia e de história, recomendo esta leitura considerando-a símbolo de mentalidades revolucionárias que atuaram dentro do sistema educacional em prol de uma ideologia política social.
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