top of page
Buscar

Jane Austen: Orgulho e Preconceito

Depois de muito ouvi falar, resolvi aproximar-me da autora inglesa Jane Austen para conferir sua literatura e também poder considerar todas as análises e comentários que se fazem de seus livros em nosso tempo.


Primeiramente, fico admirado com estas idas e vindas do interesse coletivo que acaba por vezes a nos surpreender, pois a autora em questão é filha do século XIX e sua literatura trata e retrata esta sociedade e este modo de vida, que nem mesmo em seu país de origem se manteve puramente, passados tantos anos. Este movimento quase imperceptível do consciente literário da humanidade me surpreende especialmente porque acaba por elevar em um lugar de evidência, títulos e escritores que facilmente se poderia dizer indissociados ao costume social de hoje, o que já se desdobraria numa sentença de esquecimento. Mas por motivos muitas vezes obscuros e nebulosos, escritores como Jane Austen acabam encontrando este destaque em tempos diversos.


Comecei a conhecer Jane Austen pelo seu livro “Orgulho e Preconceito”, e nele já se percebe as características típicas das famílias do século XIX, onde o grande afã das mulheres da família seria a preocupação com o futuro casamento das filhas, e podemos dizer que também dos filhos, mesmo que no caso dos homens a preocupação seria um pouco diversa.


Mr. Darcy e Elizabeth Bennet em filme - Divulgação / Universal Pictures
Mr. Darcy e Elizabeth Bennet em filme - Divulgação / Universal Pictures

É de observar que Austen faz um retrato analítico destas idas e vindas nas relações familiares em torno do assunto “casamento”, o que nos faz notar a intenção da autora em evidenciar a quase obsessiva vontade das mulheres em casar-se com alguém que as pudesse nutrir financeiramente e que as pudesse apresentar satisfatoriamente nas rodas sociais, que resumiam-se especialmente a bailes e jantares.


Acredito que o nome do livro deixe evidenciado dois defeitos presentes nas personagens que Austen descreve em seu livro. O orgulho prepotente que impede alguém realmente apaixonado a manifestar seu amor por conta ou medo de manifestações sociais do seu micro universo, e o preconceito daquelas que não enxergam além das aparências mais visíveis e que se notam à primeira vista. Este orgulho que trava e não deixa o sentimento e mesmo a razão alcançarem um melhor resultado para a vida, e o preconceito que cega, mesmo que momentaneamente, a mais inocente das jovens diante daquele que será seu grande amor, seu parceiro para a vida.


Devo confessar que gostei desta obra de Austen pela capacidade literária da autora em tecer uma trama familiar tão extensa e ao mesmo tempo tão coesa, sem pontos obscuros, falhos. Não se trata de uma literatura para todos, isto é, nem todos irão admirar e mesmo conseguir ler até o final, pois muitos acharam enfadonho e fatigante, mas mesmo assim as virtudes de uma trama como esta revela seu valor.


Um detalhe que nos revela coisas interessantes neste livro, é a observação que fazemos da burocracia que as famílias podem adquirir em determinadas sociedades. A escritora nos retrata muito bem este cuidado no trato social, repleto de gestos delicados e manifestações formais, levadas ao exagero que, julgando com nossa mentalidade, seriam a mais evidente demonstração de hipocrisia social. Mas o fato é que mesmo existindo esta burocracia social, as pessoas agiam de maneira honesta e sincera nas demonstrações sociais, não excetuando aqueles que realmente teatralizavam os próprios costumes da época.


Na personagem Elizabeth e no personagem Darcy, encontramos a imagem do orgulho e do preconceito que a autora nomeia em seu livro. Ela é preconceituosa com Darcy, e ele orgulhoso diante de Elizabeth e dos demais, mas ambos de personalidades honestas e sinceras, que revelaram ao longo da trama suas mais benéficas intenções.

Jane Austen é uma autora para ser conhecida em suas obras, especialmente por aqueles que desejam perscrutar as dinâmicas da vida social de hoje e de ontem.

Comments


Valderi da Silva

suporte@valderi.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Instagram
image.png
image.png

Endereço para correspondência, solicitar pelo Contato ou Chat.

Valderi da Silva | Rua São Cristóvão 423 - Alvorada - Parobé - RS, Brasil | CPF 004.710.480-54

bottom of page