top of page

Temos um Leão: Leonnes XIV

Habemus Papam.

Leonnes XIV.


ree

No dia 8 de maio de 2025, o mundo conheceu o novo sucessor do apóstolo São Pedro, o Papa Leão XIV, e muita coisa ainda não pode ser dita sobre ele, mas pode-se falar sobre a importância do papado para a Igreja Católica e para o mundo, pois mais uma vez ficou evidente a todos que a Igreja Católica não perdeu e nunca perderá sua presença no mundo, mesmo com muitas forças hostis a tentar deturpá-la e mesmo derrubá-la.


Já tinha se passado 3 votações no Conclave, segundo o cronograma antecipadamente anunciado, e se não houvesse fumaça saindo pela famosa chaminé sobre a Capela Sistina, teríamos pelo menos mais uma, somando-se então 5 votações até o final do dia 8 de maio, o segundo dia do Conclave. Mas aconteceu o que todos

ree

esperavam ansiosamente, por volta das 13:07h conforme o horário de Brasília. “Il fumo bianco” apareceu majestoso sobre o telhado da Capela Sistina no Vaticano, aos olhos de câmeras televisivas do mundo todo e dos olhares de dezenas de fiéis na Praça São Pedro. Logo os sinos começaram a badalar, em um anúncio de júbilo pelo novo Papa, Pastor dos católicos no mundo todo e chefe do menor Estado independente. Quem acompanhou a transmissão deste momento ao vivo, pôde notar a euforia dos presentes da praça São Pedro, e igualmente a rapidez com que começou a se encher a mesma praça, pois um Papa tinha sido eleito, e os sinos chamavam o povo romano para o conhecer e saudar. Como não admirar esta belíssima tradição da Igreja Católica? Como não encher-se de alegria por lembrar que, como batizado e assíduo nos sacramentos, faço parte de tudo isso? A alegria é real e inflama o peito, mesmo sabendo que não foi a primeira e possivelmente não será a última vez que presencio este momento solene.


Eis que surge o Protodiácono na loggia da Basílica São Pedro e anuncia ao mundo: Habemus Papam. É a Igreja de Cristo, os sucessores dos apóstolos anunciando que Pedro vive e administra o poder de Jesus Cristo colocado em suas mãos. 


O novo Papa surge e fala aos católicos e ao mundo, a Roma e ao mundo. O Papa Leão XIV aparece e fala de Cristo, fala de Maria Santíssima, fala da fé, fala da paz. Estas poucas palavras são o que o mundo precisa em nosso tempo. Nada de inovações, nada criativas manifestações linguísticas, muitas vezes vazias de sentido e sem clareza. O mundo precisa de Jesus Cristo, fundador da Igreja Católica, filho da Virgem Maria Santíssima, auxiliadora de todos os cristãos. 


Leão XIV pode trazer um tempo de “restauro” para o modo de viver católico, sem inovações, mas com clareza na fé de sempre, clareza na doutrina de sempre, clareza na liturgia de sempre. 


ree

Claro que tudo isso são conjecturas sobre o Papa que ainda vamos aprender a conhecer e aprender sobre o seu modo de refletir e pensar a vivência da fé em Cristo na Igreja, o que provavelmente poderemos observar melhor no seu primeiro documento a ser redigido e publicamente no tempo oportuno. Por isso, agora nós rezamos por ele, intensificando pela intercessão de nossas orações as luzes do Espírito Santo sobre este servo de Deus que aceitou a cruz de Cristo que Pedro já havia aceito no início da Igreja.


O lema de seu brasão, IL ILLO UNO UNUM (Naquele que é um, nós somos um), deixa-

nos esperançosos quanto ao esforço necessário para unir as ovelhas do próprio rebanho que andam dispersas, por conta de vários motivos, desde negligência à perseguição.


Sempre tenho dito em vários momentos, o ministério petrino, o papado, é sempre maior que aquele que o ocupa, e é por isso que precisamos rezar e acompanhar com nosso coração e intelecto aquele que aceitou servir nesta missão.

Longa vida ao Papa Leão XIV.


Comentários


Valderi da Silva

suporte@valderi.com.br

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon
  • Instagram
image.png
image.png

Endereço para correspondência, solicitar pelo Contato ou Chat.

Valderi da Silva | Rua São Cristóvão 423 - Alvorada - Parobé - RS, Brasil | CPF 004.710.480-54

bottom of page