top of page

Mídia cristã pregando o centrismo ideológico

Com base nas respostas, os pesquisadores observaram que, quanto mais distantes do centro estivessem os participantes, maior a probabilidade de acreditarem em teorias conspiratórias. O que não faltou na pandemia. (06/02/2022)


Recentemente foi publicado um artigo no site de mídia cristã (não a considero totalmente católica) Aleteia com o título "Como o extremismo ideológico pode levar a teorias conspiratórias". O autor deste artigo possui outros tantos lá neste site que revela sua inteligência enquadrara num retângulo bidimensional, numa definição alegórica.


Uma mistura a cerca de assuntos estudados a anos e sua postura totalmente ideológica a cerca do próprio "questionamento" dos possíveis extremos ideológicos, o autor deixa mais uma vez clara a incapacidade intelectual dos chamados jornalistas ou articulistas cristãos de analisarem com honestidade os mais variados assuntos, sem cair eles mesmos nas conceituações que desejam validar em suas manifestações. Afirmar que a popularização de temas questionáveis, mesmo que a massa não tenha considerável material para desenvolver estas questões, é o mesmo que xingar alguém de burro só porque você não quer escutá-lo mais e deseja acabar com a conversa.


O trecho destacado acima demonstra outro dado importante a se considerar neste tipo de artigo que parece ser cada vez mais frequente nesta mídia cristã citada. Dizer que, afastando-se mais do "centro" no espectro político-ideológico seria quase inevitável a adesão a contos conspiratórios sem fundamentos na realidade é o mesmo que dizer que existe um paraíso na terra onde o ser humano consegue não ser de esquerda e nem de direita, ou seja, um super-homem livre das mazelas ideológicas, como se fosse possível um ser humano dotado de razão e liberdade não possuir alguma ideologia. A pior imbecilidade é isto, afirmar que o "centro" é o ápice da paz, da razão e do desenvolvimento. Se dedicarmo-nos a analisar algumas figuras mundo afora que são apresentadas como centristas ideológicos, chegar-se-á a conclusão de que eles mesmos pregam uma ideologia.


É um engessamento intelectual que só emperra a humanidade de desenvolver-se racionalmente, uma mentalidade desenvolvida que honestamente percebe que não se pode anular uma ideologia sobrepondo um ideia abstrata que no fundo é uma grande ideologia. Especialmente quando se fala entre os cristãos, que entendem desde Jesus Cristo a natural parcialidade que surge com o exercício das faculdades naturais.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page