top of page
Buscar

Não se ouvirá mais a Deus


Vaticano: Papa recebe em cerimônia, ídolo pagão Pachamama
Muitas pessoas pensam que a doutrina da Igreja Católica impede as faculdades intelectuais que o próprio Deus criou nos seres humanos, especialmente quando a questão é olhar para a própria ação dos membros desta Igreja e perceber que existem coisas erradas acontecendo, coisas como um gradual mundanismo que está aderindo ao antropocentrismo moderno, o que levará a estagnação total da missão da Igreja, pois Deus não será mais ouvido e sim o ser humano. (Diário. Não se ouvirá mais a Deus, 28/07/2022)

Estou quase cansado de escrever sobre este tema, da incompreensão das pessoas quanto a necessidade de alertar sobre os erros internos dos membros da Igreja Católica. A postura da maioria cristã é sempre a de tentar reduzir ou negar o que se ouve, acusando aquele que emite o alerta de "falso católico". É uma tentativa rasteira que somente eleva ainda mais a moral dos maus no seio da Igreja.


Destaquei no início deste texto uma anotação que fiz em meu Diário Filosófico sobre uma das possíveis razões pelas quais muita gente não admite críticas e comentários aos membros, especialmente os de posição mais alta na hierarquia da Igreja. Para mim, existe uma espécie de postura que não se consegue explicar por quem a tem, que revelaria falta de compreensão das próprias faculdades internas que o ser humano possui. Para ser mais claro, identifica-se uma postura de anulação consciente da razão e do sensus fidei quando acontece um enfrentamento abrupto com algum comentário, análise ou crítica à algum evento, postura ou mesmo persistente posicionamento de algum membro em evidência dentro da Igreja. Observa-se quase que imediatamente o disparo de um mecanismo interno que faz esta anulação que mencionava antes, supostamente justificada pelo medo de não defender a pureza da Mãe Igreja, sob o duvidoso slogan "quem ataca os filhos, ataca a mãe", referindo-se a associação imediata e irrestrita da suposta conduta ilibada dos membros da Igreja com a pureza da própria Igreja, Mãe e Mestra.


Se não estou enganado já tive a oportunidade de escrever algo sobre esta frase pronta que se tornou slogan de efeito psicológico no subconsciente dos católicos. Não preciso dizer que, como esta afirmação é usada hoje, não está totalmente correta, e o que nos ajuda a entender isso é justamente a necessidade de saber que Igreja como Mãe e Mestra, nunca anula a observação, o trabalho e a dedicação, que junto com a piedade, oração e meditação formam a integralidade da vida do cristão católico.


O gradual mundanismo que vinga no seio da comunidade católica ao redor do mundo não é algo a ser minimizado, como se fosse apenas uma enxaqueca qualquer, que logo passará. O vírus do mundanismo somente cresce e se dissemina, ele não vai recuar como que instantaneamente, senão com a força dos que insistem em denunciar seu crescimento onde não deveria existir. É por isso que não se deve deixar levar pela onda de um "respeito humano" descabido, que engessa a verdade católica e tranca-á no borrão, como uma lembrança de tempos passados, mas que agora é substituída por "verdades" mais modernas e evoluídas, como se a verdade em si tivesse que evoluir e não a compreensão que dela percebemos.


Um dos perigos mais visíveis atualmente desta inércia dos católicos através deste efeito de anulação racional, é o desgraçado estado da atividade missionária da Igreja Católica, que não converte mais ninguém, traindo o próprio mandato de Nosso Senhor. A atividade missionária da Igreja Católica hoje, resume-se somente em manter o existente, pois o mundo precisa "respeitar as religiões e os não religiosos", ou seja, assume-se que não existe mais necessidade de converter o mundo todo a Cristo.


Enfim, a dicotomia entre fé e razão toca de maneira palpável este cenário lamentável, onde a busca desenfreada pelo centralismo do ser humano, acaba por descartar o próprio indivíduo, rebaixando-o a mero elemento sem superioridade na ordem da criação, revelando a própria falácia do humanismo antropocêntrico, onde o homem eleva o mundo acima do que não pode ser rebaixado.


Mas isso, somente com a utilização plena das faculdades que Deus inscreveu na natureza humana é capaz de ser entendido e aceito.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page