“CRISTIANISMOS ADAPTADOS” [1]
Depois do Cancílio Vaticano II muitas idéias tem circulado o globo. Algumas podem realmente, de um jeito ou de outro, ter trazido desenvolvimento ou clareza sobre certo ponto teológico. cruz470jn6
Mas me refiro neste texto àquelas idéias – que são a minoria – que de maneira alguma troxeram benefício a Igreja, ou também a teologia de modo geral. Estas idéias somente espalharam discordância e “joio” no meio da ceara do Senhor. Coisa claríssima que muitos não souberam distinguir alguns anos atrás é que o desenvolvimento teológico pode ser relativo em se tratando da verdade cristã. Ora, qualquer um pode “fazer teologia”, nem por isso a suposta verdade teológica que tal descobre ou desenvolve se enquadra na verdade mesma da fé cristã.
Por isso, o depositum fidei sempre terá validade e efeito em primeiro lugar de preservação da verdade e em segundo de denúncia dos erros anunciados ou cometidos.
Ele vem salvaguardar a integridade da verdade em meio a uma artilharia de in- verdades. Dentro desta tarefa se encontra o Magistério denúnciando claramente os cristianismos adaptados.
Mas como identificar um cristianismo adaptado?
[continua]
Pax Christi