Brasil de hoje e do amanhã [pt1]
Tenho deixado registrado algumas vezes em meu diário filosófico, ideias de inevitável crescimento cultural e moral da nação brasileira como um todo. Levando em consideração que a majoritária imagem que podemos fazer do Brasil enquanto conjunto da população que forma esta nação, advém de veículos que utilizamos para colher dados sobre a manifestação visível das pessoas sobre assuntos de moral e cultura.
“10/05/2022 - Já disse outras vezes, os tormentos que socialmente passamos hoje no Brasil, tendem a revelar-se uma pulsão necessária para tempos muito melhores do já tivemos em nosso país. Penso que não existe motivo para ser completamente pessimista quanto ao futuro desta nação.” https://padlet.com/silvavalderi/diario/wish/2206223225
É fácil de aceitarmos racionalmente o que digo, que qualquer imagem que podemos fazer do Brasil em seu conjunto acaba sendo determinada pelos meios que utilizamos para coleta de dados e verificação dos mesmos, o que faz com que cada opinador a este respeito não possa responder com cem por cento de certeza sobre esta imagem do Brasil que ele tenta defender. É um campo de pesquisa e estatística também, mas mesmo sendo esta área um terreno aparentemente muito técnico e com regras específicas, sua base de apresentação e apreciação dos dados nutre-se de uma compreensão prévia da sociedade que se deseja obter. E isto nem sempre é desonestidade, justamente pelo que acabei de dizer, pelo fato de que toda ciência social, mesmo a que tenta manter-se no campo das exatas, tendem a revelar a visão prévia do que precisam nos dados apresentados, o que geralmente acabam gerando desconfiança naqueles que minimamente entender que métodos estatístico nem sempre revelam a verdade senão o que se deseja revelar.
“31/05/2022 - Não sou visionário, nem vidente, mas apostaria que o Brasil ainda se tornará uma das nações mais poderosas do mundo. Mas isso não se dará no campo cultural e intelectual, infelizmente, mas no campo técnico e econômico, objetivos sempre desenvolvidos pelo positivismo militar.” https://padlet.com/silvavalderi/diario/wish/2206225918
Neste assunto nem sempre observamos de maneira correta e constantemente precisamos rever nossos próprios julgamentos. Neste dia acima, que não faz muito tempo, dizia algo um pouco diferente do que hoje - ao menos em parte -, que o Brasil não será grande pela cultura e nem pela intelectualidade. De fato, ainda não consigo afirmar que o Brasil tende a grande avanços culturais, mas penso que no “chão da nação”, ou seja, a grande massa da população, a cultura parece que será mais depurada daqui para frente, que poderemos ter esperança de grandiosidade pela própria grandeza individual dos brasileiros naquilo que começaram a buscar mais, ao invés de engolir o que pequenos grupos sempre empurraram goela abaixo como cultura.
Assim, a nação tende a ser num futuro médio e de longo prazo, maior e de desenvolvimento humano, moral e cultural notável em comparação com o que já vimos até aqui.
Otimismo? Exagero? Prefiro entender como leitura de alguns fatos contemporâneos, mesmo que estejam sob a imprevisível ação do tempo.