A corrupção da TV e da internet

Claro que o esforço intelectual do ser humano não pode ficar somente em torno do fenômeno do emburrecimento em massa a qual uma parcela significativa da humanidade se submete. Mas considero também fundamental falar insistentemente sobre os ardis mais táteis a esta grande massa de cérebros direcionados à escravidão, especialmente em tempos como os nossos, em que os meios de comunicação abertamente não dedicam-se apenas a transmissão de informações, mas claramente reconhecem-se como “formadores de opinião”.

Num breve artigo de 2010, destacava o que se lia no jornal Zero Hora sobre o emburrecimento pelo TV, ali lia-se que “O hábito de ficar muito tempo na frente do aparelho acaba causando a perda das reservas cognitivas” (TV “emburrece”, 30/07/2010). E minha convicção de que este meio lícito em si para a comunicação e entretenimento, estava sendo corrompido a fim de servir de corrupção e escravização da mente da maioria da população. A constatação de que a TV emburrece não é um julgamento e demonização desta invenção técnico-científica que chamamos de aparelho televisivo, mas é uma constatação patente do que os conteúdos apresentados estão fazendo com a mente da grande maioria, os quais se tornam um bando de “mortos-vivos” incapazes de pensar além do que fala o âncora do telejornal, ou considerar bela somente as roupas, joias e maquiagens que atrizes expõe em suas atuações. O absurdo do emburrecimento da população pela programação das redes televisivas garante algumas consequências desejadas por um sistema de consumo doentio que alimenta mentiras, invejas, vaidades, outros vícios e imoralidades, tudo o que somente destrói a integridade humana, tanto do homem quanto da mulher.


Enquanto houver um apresentador de TV aberta sendo apaixonadamente seguido e citado pela população, não haverá desenvolvimento moral e cultural. (Diário, 29/06/2022)


Claro que hoje não podemos resumir a TV aberta e seus programas, apesar de que estes ainda continuam seu desserviço, e ainda cada vez mais degradantes além de “emburrecedores”. Hoje temos a maravilha da internet, e junto com ela os celulares, pequenos computadores, pequenas televisões em nossas mãos que podemos levar em nossos bolsos para qualquer lugar, e que podemos acessar em qualquer lugar também. Do mesmo modo que a televisão, a internet poderia ser um instrumento grandioso de evolução moral, cultural e intelectual do ser humano. Mas como a TV, segue o caminho de fantoche nas mãos de maquiavélicos espíritos, que investem enormes quantias para impulsionar tudo o que é tipo de conteúdo imoral e escravizante para cada celular com algumas contas em redes sociais.


Parece ser totalmente desanimador tudo o que vejo tanto na TV como na internet, mas penso que o ser humano precisa entender que não é a maioria que - numa espécie de inteligência coletiva - irá eliminar destes meios lícitos os venenos que nos corrompem e até matam.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A sociedade como um todo é sempre suscetível a manipulação ideológica, visto a força aparente que a intencionalidade que cada grupo ideológico possui. Entender que a ideologia em si é uma força bruta

Fica cada vez mais clara uma certa aceitação da imoralidade através das músicas que estouram em sucessos relâmpagos. E já não podemos falar somente do estilo "funk" de cantar, mas em todos os estilos

Continuando o assunto do artigo anterior, o suposto “otimismo exagerado” que possa revelar no que toca ao futuro da nação brasileira não tem relação com algum tipo de esperança momentânea, do tipo sen