Pular para o conteúdo principal

≡≡ LEITURA RECOMENDADA

O conservador na guerra hermenêutica

Contra tudo o que pode parecer comum no mundo atual, o conservador não deixa-se levar pelas pressões sociais e grupais, que muitas vezes cobram altos preços pela aquesciencia ou pelo enfrentamento de ideias e posturas sem nenhum fundamento na realidade, sem nenhuma obediência a natureza mesmo das coisas criadas e sustentadas pelo Criador.  Claro que a imensa maioria destas ideias e posturas que pressionam o conservador originam-se de mentes negadoras da existência de Deus ou negam sua fundamental influência no mundo e na história, o que faz com  estas ideias e posturas já desenvolvam-se alienadas da ideia de um criador e sustentador da existência em seu ser. Esse pressuposto já traz um bom motivo para que o conservador desconfie de qualquer "boa ação" ou "boa intenção" que possa ser apresentada a ele, sendo patrocinada e impulsionada por quem pressupostamente desconsidera o fundamento da realidade existente. Já escrevi aqui sobre a fundamental insistência da mente

Um informativo literário no Brasil

Desde julho de 2021, está sendo oferecido a todos os que não usurpam o tempo com frivolidades e tentam alimentar seu espírito com leituras edificantes e que podem trazer um horizonte cada vez mais abrangente e animador, o informativo literário O Leitor, uma iniciativa que nasce pequena, mas que alimenta sonhos muito maiores.

Trata-se um jornal, tipo periódico mensal que por enquanto está disponível somente na versão online. Este periódico não foca em notícias e muito menos em fofocas da contemporaneidade, ele dedica-se a literatura universal, especialmente a produção literária de nossos compatriotas brasileiros e irmãos portugueses. Não posso deixar de afirmar a grandiosidade desta dedicação a tema tão mais elevado que a mera análise ou compartilhamento de relatos corriqueiros de determinadas pessoas na sociedade. Este informativo dedica suas quatro páginas a pessoas, obras, comentários e curiosidades em torno deste fantástico e fundamental universo literário.

Neste mês de setembro, por exemplo, O Leitor traz a indispensável homenagem a um dos maiores nomes da literatura brasileira, Machado de Assis. E tratando deste nome podemos entender a necessidade da existência de meios como o informativo literário aqui citado, para que este grande autor, seja aproximado cada vez mais das gerações mais jovens, fazendo-as expurgar de suas mentes as possíveis barreiras preconcebidas por nomes de gerações mais longínquas.  

Orgulho-me de participar como colaborador desta pequena iniciativa literária, que conta com a organização da Societas Libri (Instragram @societas.libri), uma associação sem fins lucrativos que reúne os amantes da literatura pelo Brasil afora. 

Por fim, não perca tempo e acesse a Banca Virtual do informativo e leia o número de setembro que está imperdível.

Boa leitura. 

---

Banca Virtual - http://sites.google.com/view/OLeitor   (Instagram @_oleitoroficial)

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Carta de um leigo a Dom Benedito Beni dos Santos a respetio da “Missa Sertaneja” celebrada pela Comunidade Canção Nova