Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

BEM VINDO

O neonazismo cultural: sobre o espetáculo imbecilizante da queima de livros do Olavo promovido por Nando Moura

 A história da humanidade de modo inequívoco nos revela a verdadeira capacidade do ser humano em elevar-se acima da inanimidade e colocar-se como senhor e governador das coisas existentes, isto por conta do conhecimento que adquire, o que de antemão já digo que não se liga consequentemente a sabedoria, que esta mais ligada a prudência, justiça e honestidade.

Prudência, justiça e honestidade que estão longe da postura adotada por um dos mais famosos youtubers no Brasil, o músico Nando Moura, e um dos seus últimos atos "heroicos" postados em vídeo no YouTube revelam de modo inequívoco sua completa falta destas características sapiências. Antes, revelam tendências que moveram homens na história recente a tentarem, através das chamas, eliminar a sensatez, eliminar a justiça, eliminar a honestidade. Foi assim no maléfico regime nazista, em suas famosas queimas de livros em praça pública, tentando eliminar o que "transgredia e pureza e ideias ilibados" do nacional socialismo. 

Este personagem, Nando Moura, é apenas mais um refém das ideias desconexas movidas pelo temperamento intempestivo do homem desiquilibrado, é a manifestação contrário do homem que busca a sabedoria, assim como falam os livros sapiências do Antigo Testamento, e que foram explorados pela Carta Encíclica Fides et Ratio de São João Paulo II. Esta desconexão, este desiquilíbrio nada tem a ver com falta de conhecimento acumulado ou recolhido, mas tem a ver com falta de fé, com falta de otimização entre os dados empíricos e as realidades espirituais. Por isso já me manifestei muitas vezes sobre as falas deste personagem, dizendo que não é conservador, como ele se diz, nem mesmo intelectual, pois ambos os adjetivos se observa naquele que trava a batalha dura de mais calar do que falar, de decodificar o conhecimento adquirido do que logo jogar ao público de modo sanguíneo. E desta feita, não posso o ver como honesto, pois certamente conhece a necessidade da prudência e da reflexão e da observação, coisas que dificilmente se vê  em Nando Moura.

Neste site quase nunca escrevo desprestigiando uma pessoa específica, mas como este personagem parece influenciar milhares de seguidores, parece necessário tornar clara algumas coisas sobre sua postura. 

Este, de fato, não se enquadra na descrição sapiencial do homem que busca a sabedoria, talvez porque ele esteja mais interessado no alcance financeiro que já tem e que pode ter mais. Por este motivo também tenta destruir, assim como o nacional socialismo, a verdadeira virtude, ou os verdadeiros intelectuais e filósofos através das chamas de uma lareira.

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção