Sobre "A Vida Intelectual" de Sertillanges

Parece estranho a muitas pessoas falar em regras ou normais para edificar uma vida intelectual, mas não existe nada mais necessário para um verdadeiro desenvolvimento integral do ser humano do que esta verdade negligenciada pela maioria dos seres humanos.

A.-D. Sertillanges é a célebre fonte ao enveredar-se pelos lento, árduo mas certamente gratificante caminho intelectual. Sua obra A Vida Intelectual (Ed. Kírion, 2019, 218 pgs) traz não somente a experiência do próprio escritor mas as consequências lógicas de uma caminho amadurecido e trilhado por muitos ao longo dos séculos. E é por isso que podemos nos perguntar o porquê esta obra não esta ultrapassada, já que vem desde o longínquo ano de 1944? Porque compilou a postura e as virtudes necessárias que universalmente o homem precisa adquirir e fomentar para edificar uma mente sadia, capaz de viver intelectualmente tudo em sua vida. Não se trata de racionalizar tudo, como se o autor pregasse um racionalismo de tudo na vida humana, mas se trata de aguçar o intelecto de tal forma a ver e ouvir a natureza, abstraindo a verdade dos conhecimentos adquiridos pela humanidade e subjugando tudo isso a verdade infinita e absoluta, Deus.

Sertillanges não escreveu um livro de reflexões bíblicas, mas é evidente que as virtudes cristãs estão presentes como armas necessárias nesta batalha do homem em vencer a própria preguiça natural co corpo a fim de elevar-se acima de si mesmo, o que o levará ao encontro do Absoluto. E é por isso que, lendo este livro, sentimos  os puxões de orelhas sobre nossa frouxidão e lentidão ao defrontarmos nossos mais lamentáveis vícios corporais que infectam o espírito. Um corpo sobre-elevado acima do espírito humano impede qualquer desenvolvimento intelectual do indivíduo, coloca-o de joelhos diante da deusa ignorância. A imbecilidade acaba por se tornar sua postura crua num mundo onde o esforço é sempre essencial para se vencer os males e conquistar as glórias. 

Esta obra de Sertillanges é um incentivo para o trabalho intelectual, primeiro nos fazendo ver nossas misérias enquanto seres pensantes, depois nos mostrando o caminho e o trabalho necessário, especialmente através das virtudes, depois aguçando em nós o ardor pelo voo do intelecto a Deus, que nos fará produzir estudos e escritos fabulosos, que nos desenvolve e com certeza ajuda a enriquecer os demais homens e mulheres no caminho da vida intelectual.

Este livro além de recomendado deve ser o primeiro de uma lista para começar a desenvolver a vida intelectual. 

Comentários


Anúncio do Blog