Royo Marín: Ser ou não ser... santo

Depois de ler este maravilho livro do célebre autor cristão António Royo Marín (OP), é impossível não escrever algumas linhas sobre esta obra, pois de tão excelente mereceria até muito mais que uma mera menção.

Ser o no ser santo... Ésta es la cuestión (BAC, Madrid, 2000) é um livro escrito após o famosíssimo livro Teología de la Perfección Cristiana, sendo este último a base para a obra que aqui cito. Na verdade o próprio autor acaba revelando que Ser o no ser... se trata de um resumo do Teología que configurou-se uma obra bastante extensa e que facilmente desanima a maioria dos leitores. Se bem que este desânimo pelo número  de páginas já é alvo de críticas do autor na própria obra por se tratar de um cuidadoso expositório das virtudes e assim de nossas lutas contra os vícios, onde podemos incluir a preguiça de ler obras grandes, com muitas páginas.

"Ser ou não ser santo...eis a questão" abre ao leitor de maneira clara e exemplificada a doutrina sobre as virtudes tão necessárias ao ser humano para que possamos realmente trilhar um caminho de santidade, de perfeição cristã, como nos ordena Jesus Cristo. Esta exposição sobre as virtudes vêm acompanhada de uma explicação oportuna sobre nossa necessária busca por direção espiritual, não nos contentando somente com uma epidérmica vida sacramental que muitas vezes, nem mesmo sabemos graduar a eficácia em nossa união com Deus.

Esta excelente obra nos coloca de maneira sistemática e clara - e até assombrosa - o árduo trabalho espiritual que a alma precisa travar no caminho da santidade, no estado de união cada vez mais perfeita com Deus. O autor se usa dos escritos da santa mística e doutora da Igreja, Santa Teresa de Jesus, especialmente de sua obra Castelo Interior ou Moradas. Chegando neste ponto da obra, ficamos assombrados como disse, por percebermos nossa pequenez e mesquinhez hodierna, pois estamos tão acostumados a nivelar nosso compromisso com a vocação universal a santidade que fechamos os olhos para o que estamos deixando de fazer e o purgatório que estamos correndo para abraçar, isto na melhor das hipóteses.

Finalizando, este livro Ser o no ser santo... Esta és la cuestion precisa ser um livro conhecido e estudado por todos os cristãos. Isto pode ser meio utópico, mas pela sua importância vital na vida dos cristão, nada menos poderia dizer do que isso, que todos os cristãos deveriam ter como obrigação a leitura e estudo desta obra. 

Muitos falam que existem livros que são obrigatórios de se obter para casa, para a biblioteca particular. Este livro do qual escrevo com certeza é um destes.

Comentários


Anúncio do Blog