≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ BEM VINDO ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
- Gerar link
- Outros aplicativos
No dia de ontem, fiz uma transmissão ao vivo no meu canal no YouTube falando sobre a importância da postura do leitor diante do livro e do autor que ele tem em suas mãos e ao qual dedica algumas horas de sua vida, lendo integralmente.
Mesmo tendo feito este vídeo mencionado é preciso dizer que esta postura que destacava se torna fundamental para o ser humano que deseja encontrar no estudo e na leitura um crescimento intelectual, seja por algum trabalho específico, seja por desejo de aprimorar cada vez mais sua capacidade de compreensão dos acontecimentos temporais que nos rodeiam. Claro que parece mais louvável dedicar-se a uma maneira mais excelente de leitura e estudo visando o crescimento intelectual, pois esta vida traz consigo também a característica de satisfatória análise do mundo e das pessoas, o que em suma, eleva a felicidade do ser humano.
A vida intelectual depende de uma disciplina quanto ao tempo e material que se utiliza para este crescimento intelectual. A faculdade racional dos homens necessita ser nutrida de maneira a naturalmente elevar-se acima de si mesmo, acima das "cortinas de fumaça" deste mundo, ou dos fenômenos para atingir os nôumenos kantianos.
Para isto é preciso descartar coisas e atitudes que desfavorecem este desenvolvimento, como uma postura de "devorador de livros" que comumente as pessoas ligam a uma intelectualidade superior, mas na verdade, a quantidade e rapidez com que se lê livros nunca fez um notável intelectual, apesar de alguns na história possuírem esta qualidade. Outra coisa que deve-se deixar de lado é a dispersão nos conteúdos a se ler, isto é, deve-se evitar tentar ler tudo o que se aparece nas mãos, lendo sobre todos os assuntos possíveis. É preciso manter um certo foco nos assuntos para justamente fugir desta dispersão e não atordoar ainda mais o raciocínio e a memória.
Marcadores:
Artigo
Estudo
Intelectual
Livro
Valderi
- Gerar link
- Outros aplicativos
Publicação mais visitada do site no último ano:
Objetos de Devoção
A Devoção O dicionário da Língua Portuquesa define “devoção” como piedade, sentimento religioso; dedicação ao culto de Deus e dos santos. A devoção esta no início e no fim da piedade cristã, ela fomenta a piedade fazendo com que no exercício da devoção a piedade aumente, isto a cada momento de prática devocional. Também ela aparece como consequência da piedade, pois uma pessoa piedosa age mais naturalmente com devoção, transformando cada aproximação de uma igreja ou de algum objeto religioso momento para um ato devocional. É o sentimento religioso que floresce na alma do cristão, isto acontece pela piedade ou devoção. Na realidade, a prática devocional sempre terá um sujeito e um objeto ao qual se dirige um objetivo. Exemplo: o cristão é o sujeito da oração do Terço e seu objetivo, de regra, é a intercessão e louvor a Maria Santíssima. Mais: em uma oração em frente de uma estampa do Rosto de Cristo o objetivo, de regra, é o auxílio divino, mas este objetivo pode ter varian
Comentários