Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE:

Igreja que não converte mais ninguém

Que existe uma profunda e evidente crise dentro da Igreja Católica a grande maioria dos seres racionais já conseguiu perceber. O que para muitos destes é ainda obscuro é a raiz disso e a postura que se deve tomar para ajudar a sanar tal crise. Não é simples ou fácil elucidar isso, eu mesmo não o posso fazer, mas aproximações reais a esta crise e a posição a qual devemos ter são possíveis e reais diante de um honesto esforço. Ouso dizer que, mesmo Joseph Ratzinger, que na minha opinião é o maior teólogo vivo, não conseguiu ou não quis apresentar o panorama real e profundo desta crise e sua raiz que esta mais atrás do que muita gente pensa. Hoje o esforço analítico é deveras enorme, pois muitos que poderiam já terem apresentado trabalhos sobre isso, aparentemente resolveram calar-se ou mesmo guardar para si, por medo ou intimidações variadas, suas análises sobre este tema. É grande o trabalho de compreensão e de inúmeras influências e inúmeras consequências de tudo o que nos fez chegar a

Somente o cristianismo faz o homem evoluir

Para um leitor agnóstico ou mesmo para aquele que considera-se ateu, uma afirmação como a que faço neste artigo pode soar arrogante e pretensiosa demais. Mas este tipo de julgamento, ou leitura já é o esperado visto que o pressuposto da fé é indispensável para concordar total ou parcialmente com a minha afirmação.

Não seria necessário argumentar muito se os homens e mulheres se dispusessem com honestidade e
certo nível de raciocínio, analisar os acontecimentos históricos para perceber a sutileza desta força vital para o desenvolvimento do ser humano. Numa evolução percebemos características no mesmo ser ou raça que o fazem mais notáveis, mais elevados, e este "passo" evolutivo acontece através de um desenvolvimento gradativo, sem prazo determinado, contando com as inúmeras variáveis que a fragilidade, obtusidade e corruptibilidade do ser humano inevitavelmente colocam em cena durante a vida. 
 
A história humana, possui marcantes etapas de evolução, que seguiram a séculos de desenvolvimento técnico, intelectual e espiritual. Destas três categorias, a espiritual tornou-se a mais abrangente e profunda no ser humano, especialmente após a revelação ao ser humano do Único Deus Verdadeiro, o que fez com que a espiritualidade se tornasse ponto decisivo nesta caminha evolutiva do ser humano, pois trouxe, principalmente, unidade e coesão ao caráter e personalidade dos homens e mulheres.

Falando mais especialmente do Ocidente, é difícil não perceber a marca profunda do cristianismo na ascensão das nações e consequentemente na vida dos homens. O cristianismo fez pelo homens o que a natureza sem Deus nunca o faria, e nisto Darwin e qualquer antropólogo naturalista e ateu, nunca poderão mudar.

Afirmo que somente o cristianismo faz o homem evoluir por tudo isso que podemos observar ao longo da história humana e mais, por algo que é o fundamento desta afirmação: porque Jesus Cristo é o ser humano perfeito, e somente o cristianismo faz com que os homens e mulheres coloquem Ele como objetivo a ser buscado em suas vidas. Não se pode evoluir almejando semelhança a algo ou alguém imperfeito como nós mesmos, por isso que o cristianismo nos leva a correr atrás do "horizonte Jesus", o ápice da evolução do gênero humano.

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção