DIREITOS AUTORAIS
:: Ao compartilhar algum texto, sempre citar a fonte ::
Todos os artigos não assinados são de autoria e propriedade de Valderi da Silva, administrador deste blog.

A Vida de Joana D'Arc

Faz pouco tempo que descobri que Érico Veríssimo havia escrito sobre a vida desta santa que sempre achei singular dentre os santos católicos. De fato, Joana não deixa indiferente os espíritos que passam os olhos por sua biografia, ela consegue trazer em si toda a dimensão quotidiana da espiritualidade cristã, que modifica, edifica e sustenta a vida ordinária do ser humano, homem ou mulher.
Publiquei aqui um artigo sobre a obra de outro autor sobre esta santa: "Joana D'Arc por Mark Twain", também uma pequena resenha histórica, "Joana D'Arc: Glória e martírio".

Mas vou falar da obra que acabo de ler e que de imediato digo, impressionou-me positivamente, tanto no gênero como na suavidade com que trata a imagem de Joana.

Érico publicou este livro em 1935, sendo a edição que li de 1979, publicada pela Editora Globo da cidade de Porto Alegre (307 pgs), e neste livro pude observar um certo entusiamos do escritor por publicar esta obra, algo que como já mencionei, surpreendeu, pois o autor não parece entusiasta de temas que possam envolver pessoas distintas na Igreja Católica. 

A vida de Joana é narrada de maneira suave e num tão romântico que encanta ao mesmo tempo que nos leva a considerar a obra como fonte histórica mesmo sabendo do gênero romance histórico que podemos encaixar este livro. O autor realmente consegue ser ele mesmo e nutrindo a fidelidade à santidade de Joana sem ao mesmo tempo, atacar instituições ou pessoas históricas específicas daquele tempo, tão comum em alguns escritos sobre Joana D'Arc, Carlos VII e o clero inglês e borgonhês.

Não acho necessário escrever aqui uma pequena resenha da obra, visto que a biografia da santa é o enredo deste romance e sua biografia resumida podemos encontrar aqui neste artigo: https://www.valderi.com.br/2015/02/a-donzela-de-orleans-vontade-de-deus.html

Esta santa guerreira pode influenciar e muito a vida de um escritor, seja pela vontade de buscar a felicidade na verdade das coisas e pessoas, seja pela facilidade alimentar a imaginação de um escritor de uma aventura em nome de Deus que nos levar a modificar a sociedade e o mundo.

Enfim, mesmo quem já conhece a vida de Santa Joana D'Arc não perderá seu tempo lendo esta obra literária.

Anúncio do Blog