Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


Rádio Vaticano com um programa transmitido em latim

Esta semana fui surpreendido por esta notícia que muito me alegra, pois desde a oficialização da Pontifícia Academia da Latinidade, lançada pelo Papa Emérito Bento XVI, não se ouviu mais nenhuma iniciativa significativa para a difusão do estudo e popularização da língua latina. Segue abaixo a notícia.

Gaudium Press, Quinta-feira, 05-06-2019
A Rádio Vaticana transmitirá a partir do próximo sábado, 8, um programa em língua latina chamado Vaticana Hebdomada Papae, notitiae vaticanae latine redite, na tradução livre para o português, teríamos: a semana do Papa, noticiário do Vaticano em língua latina.

O novo programa de rádio estará a cargo de Alessandro de Carolis, terá a duração de 5 minutos e será transmitido todos sábados e domingos, pela Radio Vaticano. A transmissão, segundo informação do site avvenire.it, também poderá ser encontrada em formato de podcast, no portal de informação da Vatican News. O ouvinte, ali, encontrará a tradução dos textos, das matérias editadas em latim.

O Monsenhor Waldemar TureK, chefe do Ufficio delle Lettere Latine, saúda o lançamento e diz: "Nós saudamos o projeto, porque uma iniciativa semelhante está faltando há algum tempo, enquanto estamos observando um certo interesse no latim de hoje: tanto para o latim escrito ,quanto para o latim falado. E, portanto, será uma oportunidade para jovens e adultos terem contato direto com a matéria".(PJS)

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção