Sinto muito prazer em falar da missa enquanto
ato fundamental para a existência do cristianismo, pois sem este rito litúrgico completamente fundamentado na sagrada Escritura, não podemos imaginar a sobrevivência do modo de vida cristão. Não é por menos que falo isso, senão pela importância elevada que existe neste rito sagrado. O que nele encontramos supera até mesmo alguns sacramentos quando vistos isoladamente.
Como comentei
noutro artigo neste site, li novamente e com mais atenção, o pequeno livro “
As Excelências da Santa Missa”, uma obra de quase três séculos atrás, que apesar de sua simplicidade, ainda encanta por tratar deste assunto que, como disse, para os cristãos é fundamental, ou seja, a Missa. Neste artigo, cito novamente esta obra para destacar algo mais específico dentro deste rito sacro-litúrgico: A contemplação do crucificado.
No livro, Frei Leonardo cita a contemplação da cruz durante a liturgia da Santa Missa como um segundo método de participar desta liturgia, não a menos louvável e nem a mais indicada, na opinião do escritor. Mas como mencionei já no artigo anterior e já citado aqui, eu particularmente não consigo deixar de contemplar a cruz em qualquer momento da Santa Missa, ou melhor, o crucificado. Acredito que não exista momento mais proveitoso para contemplar a o divino corpo inexplicavelmente morto sob o madeiro da cruz. Todo o momento que se vive na Santa Missa, com a escuta da Palavra, os cantos e orações, tornam este contemplar da cruz algo muitíssimo proveitoso.
De fato, em determinados momentos durante o rito, ao recitar de algumas orações, pode-se realmente sentir a própria dor de Jesus na cruz, dos pregos nas mãos, nos pés, a laceração dos joelhos e das costas, a perfuração dos espinhos e da lança. Sentir o Cristo, pode encaixar-se neste significado também.
Mas este contemplar durante a Santa Missa deve servir principalmente para nos mover mais alto, nos mover para a gratidão que gera conversão. Para nos fazer viver algo realmente novo a cada Santa Missa que vivemos. Contemplar o crucificado durante a Santa Missa para mim é isso, viver a Santa Missa ao invés de apenas rezá-la ou recitá-la.