≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ BEM VINDO ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
- Gerar link
- Outros aplicativos
Nesta quarta-feira, dia 22 de maio, o Santo Padre nomeou o Cónego Edson Batista de Melo para ser o novo bispo titular da Diocese de Cachoeira do Sul (RS). O padre Edson passou pela minha formação brevemente, mas o conheci mais pessoalmente no convívio entre os sacerdotes em encontros eventuais.
Estou mencionando esta nomeação por outro motivo além daquele de parabenizar o padre Edson - e confiar-lhe minha oração -, queria lembrar a importância do bispo em uma Diocese, chamada pelo Direito Canônico de "circunscrição eclesiástica", e esta definição já diz muito sobre a Diocese. De fato, uma região delimitada é confiada pelo Santo Padre a um bispo legitimamente ordenado, tendo sido este escolhido, tirado dentre os sacerdotes também legitimamente ordenados e com certa reputação satisfatória para subir até a dignidade episcopal.
Um bispo em uma Diocese, esta região delimitada pela Igreja, é realmente importante? Será que somente os padres locais não seriam já o bastante?
É preciso lembrar que os padres ou presbíteros são "auxiliares" do bispo, pois é o epíscopo que detém a missão mesma de administrar tudo o que os cristãos necessitam. É missão do bispo edificar esta região delimitada, coisa que lhe vem diretamente da missão dos apóstolos, que desde Pentecostes são as garantias de fidelidade à missão de Jesus Cristo. Sendo o bispo um sucessor legítimo dos apóstolos de Cristo, temos bem próximo a nós uma "testemunha" qualificada e com a autoridade que o próprio Jesus Cristo deu aos apóstolos. Isto faz do bispo a "nascente", o ponto de origem e segurança de tudo o que se possa fazer nesta região delimitada no assunto evangelização.
Sua importância não o faz infalível e muito menos o "santo dos santos" no meio de nós, e isso lhe deve ficar sempre em mente para que reavalie sempre sua postura e testemunho diante daqueles que o Senhor lhes confiou.
Nós precisamos ver o bispo como o "apóstolo" mais próximo de Nosso Senhor, para que nossa postura de respeito, devoção e obediência esteja adequada ao mandato que este homem, ordenado bispo, foi chamado a cumprir.
Marcadores:
Artigo
Bispo
Diocese de Cachoeira do Sul
Diocese de Novo Hamburgo
Edson Batista de Melo
Notícias da Igreja
Valderi
- Gerar link
- Outros aplicativos
Publicação mais visitada do site no último ano:
Objetos de Devoção
A Devoção O dicionário da Língua Portuquesa define “devoção” como piedade, sentimento religioso; dedicação ao culto de Deus e dos santos. A devoção esta no início e no fim da piedade cristã, ela fomenta a piedade fazendo com que no exercício da devoção a piedade aumente, isto a cada momento de prática devocional. Também ela aparece como consequência da piedade, pois uma pessoa piedosa age mais naturalmente com devoção, transformando cada aproximação de uma igreja ou de algum objeto religioso momento para um ato devocional. É o sentimento religioso que floresce na alma do cristão, isto acontece pela piedade ou devoção. Na realidade, a prática devocional sempre terá um sujeito e um objeto ao qual se dirige um objetivo. Exemplo: o cristão é o sujeito da oração do Terço e seu objetivo, de regra, é a intercessão e louvor a Maria Santíssima. Mais: em uma oração em frente de uma estampa do Rosto de Cristo o objetivo, de regra, é o auxílio divino, mas este objetivo pode ter varian