Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


Chegamos na Cruz!

Estamos acercando-nos daquele momento em que nos transportamos, num esforço metal e espiritual, para o Gólgota, ou seja, para o momento em que Jesus é pendurado numa cruz.

Numa sexta-feira, hoje chamada de Sexta-feira Santa, Nosso Senhor Jesus Cristo é suspenso num madeiro, naquele tempo, ato símbolo de ignomínia, local de malfeitores.

Malfeitor! O Senhor dos senhores, Rei dos reis, Senhor dos exércitos! Seu rebaixamento foi discutido por sábios doutores durante séculos, mas sua presença visível no meio dos seres humanos traz uma certeza para além de mera especulação teológica: Deus se importa com o ser humano!

Por isso, rezemos neste dia... contemplemos os poucos passos que marcaram e marcarão a vida dos seres humanos: Via Sacra.


Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção