≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ BEM VINDO ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
- Gerar link
- Outros aplicativos

Dos dias 22 a 27 de janeiro acontece a Jornada Mundial da Juventude, desta vez no Panamá, país anunciado pelo Papa Francisco na anterior jornada que aconteceu na Polônia. Será o terceiro país latino-americano a receber este evento que sempre reúne milhões de pessoas, movidas pela fé a convite do Santo Padre.
Deixo aqui um link onde você encontra um pequeno histórico deste evento, https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornada_Mundial_da_Juventude.
Quando me atenho a falar da JMJ é sempre impossível deixar de lado a experiência pessoal que tive ao participar da JMJ no Rio, em 2013. As lembranças e impressões são tantas que parecem ainda vivas, mesmo passados já cinco desde que o Brasil teve a honra de sediar este evento ímpar para a juventude católica. Quando se aproximava JMJ no Rio escrevia o artigo "A iminente Jornada Mundial da Juventude", onde basicamente colocava uma espécie de "respiração forte" que aumentava a medida que chegava o momento, apesar das muitas questões aparentemente pequenas diante da magnitude do evento, que podem destoar do clima gerado por este encontro. Acredito nisso, que o jovem precisa buscar a fé, aprimorá-la, amadurecê-la juntando a alegria com a dura realidade do local e dos fatos, para que a fé não cresça como uma fantasia, que se manifesta apenas de tempos em tempos, a cada JMJ.
O Panamá não é o pior país em questões de fé católica, mas as mesmas realidades de relativismo cultural e moral que encontramos no Brasil também encontramos neste pequeno país de um pouco mais de 4 milhões de habitantes (WPP 2016), com sua composição étnica de índios, mestiços e europeus. Possuem marcantes características espanholas por conta da colonização. Hoje a República do Panamá, de regime presidencialista, vê sua economia principal girar em torno do Canal do Panamá.
Mas o mais importante neste encontro, assim como em todas as outras JMJs, será o importante destaque da aproximação íntima e concreta do jovem com Jesus Cristo, Filho de Deus. E também confirmando para todos que é na Igreja de Cristo que o jovem pode encontrar com mais segurança o Deus que o criou, que o cuida e que deseja acompanha-lo por toda a vida.
Deixarei abaixo o link para o site oficial da JMJ no Panamá, e também o link de uma das rádios do Panamá que faz cobertura completa deste evento.
Site da JMJ Panamá - https://www.panama2019.pa/pt/casa/
Rádio de Fé Panamá - http://www.radiodefepanama.com/
Marcadores:
Artigo
Francisco I
JMJ 2019
Jornada Mundial da Juventude
Panamá
Papa
Valderi
Viagem Papal
- Gerar link
- Outros aplicativos
Publicação mais visitada do site no último ano:
Objetos de Devoção
A Devoção O dicionário da Língua Portuquesa define “devoção” como piedade, sentimento religioso; dedicação ao culto de Deus e dos santos. A devoção esta no início e no fim da piedade cristã, ela fomenta a piedade fazendo com que no exercício da devoção a piedade aumente, isto a cada momento de prática devocional. Também ela aparece como consequência da piedade, pois uma pessoa piedosa age mais naturalmente com devoção, transformando cada aproximação de uma igreja ou de algum objeto religioso momento para um ato devocional. É o sentimento religioso que floresce na alma do cristão, isto acontece pela piedade ou devoção. Na realidade, a prática devocional sempre terá um sujeito e um objeto ao qual se dirige um objetivo. Exemplo: o cristão é o sujeito da oração do Terço e seu objetivo, de regra, é a intercessão e louvor a Maria Santíssima. Mais: em uma oração em frente de uma estampa do Rosto de Cristo o objetivo, de regra, é o auxílio divino, mas este objetivo pode ter varian