Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


Reaberta umas das Igrejas mais antigas de Roma

Uma notícia que circulou nos jornais do Brasil em maio deste ano: a reabertura da Basílica Santa Maria Antiqua, em Roma.
A Basílica Santa Maria Antigua, considerada a "Capela Sistina da Idade Média", reabriu no Foro Romano, no coração da capital italiana, após passar mil anos soterrada e ser submetida a um longo processo de restauração de três décadas.


Em um testemunho único da arte sacra da Idade Média e centro de afrescos dos séculos VI a VIII, a basílica, considerada uma das igrejas romanas mais antigas, foi quase totalmente recuperada –além de soterrada, também foi destruída por um terremoto.

Consagrada no princípio do século VI, a igreja foi erguida sobre parte do palácio de Diocleciano, três séculos depois de o imperador Constantino I, o Grande, converter-se ao cristianismo, com o Édito de Milão de 313.

Composta por três naves, a Santa Maria Antigua conserva quatro camadas de pinturas sobrepostas durante quase três séculos, em um total de 250 metros quadrados que ocupavam toda a superfície, incluindo as colunas, com ciclos dedicados a santos e a 40 soldados cristãos romanos condenados por sua fé.

Devido a um terremoto ocorrido no ano de 847, a igreja ficou parcialmente destruída e foi enterrada para servir como cimento para a igreja barroca de Santa Maria Liberadora.

Em 1900, o arqueólogo Giacomo Boni descobriu o oratório da igreja e decidiu derrubar a Santa Maria Liberadora para ter acesso ao local. Considerada a "Capela Sistina" da Idade Média, a igreja conserva tesouros e relíquias, como um quadro da Virgem Maria.

Fechada por décadas, a igreja foi reaberta neste mês ao público, em uma ocasião única para os peregrinos do Jubileu da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco.
______________
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2016/05/1769743-capela-sistina-da-idade-media-reabre-em-roma-depois-de-mil-anos-soterrada.shtml

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção