Pular para o conteúdo principal

POSTAGEM EM DESTAQUE:

Igreja que não converte mais ninguém

Que existe uma profunda e evidente crise dentro da Igreja Católica a grande maioria dos seres racionais já conseguiu perceber. O que para muitos destes é ainda obscuro é a raiz disso e a postura que se deve tomar para ajudar a sanar tal crise. Não é simples ou fácil elucidar isso, eu mesmo não o posso fazer, mas aproximações reais a esta crise e a posição a qual devemos ter são possíveis e reais diante de um honesto esforço. Ouso dizer que, mesmo Joseph Ratzinger, que na minha opinião é o maior teólogo vivo, não conseguiu ou não quis apresentar o panorama real e profundo desta crise e sua raiz que esta mais atrás do que muita gente pensa. Hoje o esforço analítico é deveras enorme, pois muitos que poderiam já terem apresentado trabalhos sobre isso, aparentemente resolveram calar-se ou mesmo guardar para si, por medo ou intimidações variadas, suas análises sobre este tema. É grande o trabalho de compreensão e de inúmeras influências e inúmeras consequências de tudo o que nos fez chegar a

Comentário ao Evangelho de hoje

Comentário do dia por Santo Hipólito de Roma (?-c. 235), presbítero, mártir para 17 de dezembro.
Refutação de todas as heresias, 10, 33-34; GCS 26, 289-293

Da mesma natureza que nós

Aprendemos que este Verbo, a Palavra de Deus, Se fez carne de uma virgem e que assumiu o homem velho, renovando a sua natureza. Sabemos que a humanidade do Verbo é feita da mesma natureza que nós. Porque se não fosse assim, em vão Ele nos teria mandado imitá-Lo como nosso mestre. Se este homem tivesse outra natureza, como poderia mandar-me fazer como Ele, a mim que sou fraco por natureza? E então, onde estava a sua bondade, a sua justiça?
Para deixar bem claro que não é diferente de nós, Ele quis suportar a fadiga e conhecer a fome; não Se recusou a ter sede, encontrou o seu repouso no sono, não recusou o sofrimento, sujeitou-Se à morte e tornou manifesta a sua ressurreição. Em tudo isto, ofereceu como primícias a sua própria humanidade, para que tu, quando sofres, não percas a coragem, mas, reconhecendo que és homem, esperes, tu também, receber o que o Pai deu a este homem.

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção