Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


Segundo Conclave deste Milênio

Conclave Cardeais 03 O agora papa emérito Bento XVI, renunciou ao ministério petrino no dia 28 de fevereiro deste ano. Após passado o espanto por tal decisão – muito rara de acontecer – iniciaram os preparativos para a escolha de um novo Sucessor de São Pedro.

É interessante percebermos que este Conclave que teve seu início no dia de hoje (12 de março), será o segundo deste milênio, o segundo da era cristã. E mais interessante ele se torna ainda ao percebermos que escolherá um novo Pontífice Máximo ainda estando vivo o antecessor. Situação curiosa, interessante, mas não estranha na história da Igreja.

Nestes dias que antecederam ao início do Conclave li muitos comentários e notícias a seu respeito. Em sua totalidade girando em torno do mesmo assunto: quem será o novo papa? Pura especulação! Não se pode duvidar da honestidade dos Cardeais em desejarem-se guiar pelo Espírito Santo para esta escolha. Evidentemente sabemos que se leva em consideração as muitas dificuldades que a Igreja enfrenta no mundo todo: perseguição religiosa; avivamento de muitas heresias; sicretismo religioso; mau conduta de alguns cléricos, etc. Estas situações certamente não saem da mente dos cardeais na hora de escolherem um nome para Pastor Supremo.

Muitos comentários que li realmente expressam a mais latente ignorância a respeito da Igreja e seu funcionamento. Estas preocupações acima citadas que certamente estão na mente dos cardeais, não são meras motivos para “politicagem”, como muitos gostariam que fossem. Não existe política neste Conclave. A história não nos deixa falar assim dos passados vistos que se sabe dos muitos conclaves realizados sob a influências de reis e famílias poderosas na época. Mas o fato é que agora não se trata mais destas situações.Conclave Cardeais 04

Alguns jornalistas tendem a “eleger” o próximo papa, por suas colunas, estatísticas e considerações. A opinião própria é livre, também pela simpatia que alguns sentem por tal cardeal, mas nunca se pode afirmar que este é mais indicado do que este outro. Todos que ali estão podem receber o manto de Pedro.

O Conclave (“com chaves”) é a expressão milenar de que a Santa Igreja não sucumbe aos esquemas modernos, trazendo com voz forte a característica principal da comunidade organizada dos seguidores de Cristo: o deixar-se guiar somente pelo Espírito Santo.

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção