Pular para o conteúdo principal

≡≡ LEITURA RECOMENDADA

O conservador na guerra hermenêutica

Contra tudo o que pode parecer comum no mundo atual, o conservador não deixa-se levar pelas pressões sociais e grupais, que muitas vezes cobram altos preços pela aquesciencia ou pelo enfrentamento de ideias e posturas sem nenhum fundamento na realidade, sem nenhuma obediência a natureza mesmo das coisas criadas e sustentadas pelo Criador.  Claro que a imensa maioria destas ideias e posturas que pressionam o conservador originam-se de mentes negadoras da existência de Deus ou negam sua fundamental influência no mundo e na história, o que faz com  estas ideias e posturas já desenvolvam-se alienadas da ideia de um criador e sustentador da existência em seu ser. Esse pressuposto já traz um bom motivo para que o conservador desconfie de qualquer "boa ação" ou "boa intenção" que possa ser apresentada a ele, sendo patrocinada e impulsionada por quem pressupostamente desconsidera o fundamento da realidade existente. Já escrevi aqui sobre a fundamental insistência da mente

Quinta-feira – Is 26,1-6 Mt 7,21.24-27

I Semana do Advento

Pe. Valderi da Silva

A solidez de uma vida cristã esta em Jesus Cristo. A fé no Filho de Deus é a rocha onde deve repousar toda a nossa vida, onde deve se basear todos os valores e princípios defendidos e vividos junto dos irmãos e irmãs.Casa sobre a rocha

O que Jesus nos passa com este seu exemplo do homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha, vai precisamente de encontro com a necessidade que sabemos existir de se construir uma vida em terreno forte e firme, para que não aja erosões e por qualquer eventualidade “natural” venha-se a ver a vida em frangalhos. Uma vida que facilmente fica frustada e sente-se abalada ao ponto de adoecer e talvez até desistir de lutar, é aquela que foi construída em cima de  ilusões, concretou sua casa em cima de terreno movediço, sem firmeza, incapaz de suportar todos os tormentos que uma vida pode trazer. Uma vida assim, é cheia de fantasias e romances, onde a realidade nem sempre é aceita por ir contra a comodidade de obter um futuro do tipo “conto de fadas”. Muitas pessoas ainda sonham com o ser fantástico em suas vidas como o “Papai Noel” ou doentes e fadas que podem alavancar um futuro mais bonito e feliz. Um futuro mais bonito e feliz existe, mas na dureza e crueza da realidade, onde se constrói uma vida com os pés no chão, ou seja, sem fantasias e “romances”.

Mas onde buscamos este terreno firme para construir nossa vida? Exclusivamente na Palavra de Deus. Ele é o detentor da visão clara do mundo, Ele enxerga muito longe onde nossa liberdade nos pode levar. Na Palavra de Deus encontramos tudo que corresponde ao bom viver neste mundo até que nos encontremos face a face com o Senhor.

Uma vida construída sobre a “rocha” da Palavra de Deus, viverá esta Palavra em todos os instantes que viver, com todas as pessoas, em todos os lugares. Não se deixará envergonhar ou encurralar pelas faláceas do mundo que nem sempre favorece os filhos de Deus.

O que cabe a nós, cristãos conscientes de como viver, escutar e viver o que Deus nos revela.

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Carta de um leigo a Dom Benedito Beni dos Santos a respetio da “Missa Sertaneja” celebrada pela Comunidade Canção Nova