Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Marx e os seus dominaram a educação brasileira

Que os livros didáticos oferecidos paras as escolas no Brasil inteiro serem fundamentados em figuras como Paulo Freire, Michel de Foucault, Jonh Dewey, Antonio Gramnsci e Jean-Jacques Rosseau, é um fato notório, e basta qualquer passada de olhos nestes mesmos livros que os professores usam em suas aulas e os que eles mesmos utilizam para se formarem, para notarmos a ideologia social presente destes senhores acima citado em todos os campos do conhecimento, em todas as áreas, pois se focaram não no conteúdo em si das matérias mas na forma, na didática utilizada, tornando assim qualquer matéria meio de formação segundo a ideologia que desejam fixar nas gerações. No trecho destacado abaixo, percebe-se o porque existe uma mudez nacional acerca desta formação ideológica ministrada nas escolas por quase todos os professores. Tirado do site Wikipedia O final deste trecho é o mais importante, pois é através dele que podemos perceber a profundidade e extensão do problema a se enfrentar. As obras

BEM VINDO

Sábado – Hab 1,12 – 2,4 Mt 17,14-20

XVIII Semana do Tempo Comum

Pe. Valderi da Silva

O que nos faz persistentes na vida cristã é a fé em Deus. Esta fé é o baluarte que devemos sustentar em nossa vida, visto que é dela que vivemos firmes neste mundo. É claro que um pessoa sem esta virtude da fé não consegue se sustentar na vida em Deus em meio as muitas oportunidades que o mundo oferece e que somente nos levam aos afastamento de Deus.

Diz o livro da profecia de Habacuc que o justo viverá por sua fé (cf. Hab 2,4). É uma verdade constatável na própria vida humana, pois quem pretende viver sem esperança em algo invisível, que ainda não se concretizou e nem têm prazo para tal, dificilmente consegue manter-se equilibrado na própria vida. Quanto mais se tratamos da vida espiritual que essencialmente precisa da fé para se manter e se desenvolver da forma necessária. De fato, na vida espiritual a fé é o motor que a move na direção correta de sua existência, pois é somente através da fé que nos atinaremos a buscar aquilo que realiza a alma. É através dela ainda que procuraremos conhecer e amar este Ser que sacia o desejo da alma do infinito.Grao de mostarda

Voltando mais claramente ao dizer da profecia de Habacuc, notamos que é do justo que fala. Na Sagrada Escritura a palavra justo é usada também para determinar aquela pessoa que vive santamente, por isso, ser oportuno utilizar esta sentença aos cristãos que sabem se seu chamado a santidade. Devem viver da fé para alcançar o que buscam, pois é por ela que encontraram o Deus de infinita santidade, fonte e inspiração da santidade buscada pela alma.

Evidentemente que também se refere a nossa vida neste mundo. Aquele que pretende viver de modo “justo” deve buscar viver somente por sua fé, orientando todos os aspectos de sua vida por este olhar que somente que encontra aquele que esforça-se por fazer crescer sua fé em Deus, contando sempre com o auxílio divino.

Já Jesus nos mostra a necessidade do desenvolvimento da fé. É preciso não se contentar com a fé que temos, que pode se revelar muito menor que uma semente de mostarda. Encontramos a necessidade de ter uma fé cada vez maior na leitura de Habacuc e neste evangelho: primeiramente para vivermos na santidade (cf. Hab 2,4) e depois para poder expulsar todo mal que nos rodeia (cf. Mt 17,19-20). Este último aspecto também se mostra importante ao olharmos para o evangelho e vermos que os discípulos tentaram curar o menino mas não conseguiram por conta da pouca fé. Para ajudarmos nossos irmãos e poder curá-los de diversos males em nome do Senhor, nossa fé pessoal será sempre fator fundamental.

Terminando sua fala neste evangelho, Jesus nos mostra o que a fé é capaz de fazer se for do tamanho razoável (cf. Mt 17,20). Realmente ela pode realizar milagres na vida pessoal e também naqueles que nos procuram pedindo auxílio. Esta perspectiva poderosa da fé nos deve ser o bastante para nos convencer de que é sempre necessário vivificá-la para fortalecê-la e assim desenvolvê-la a cada dia.

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção