Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Marx e os seus dominaram a educação brasileira

Que os livros didáticos oferecidos paras as escolas no Brasil inteiro serem fundamentados em figuras como Paulo Freire, Michel de Foucault, Jonh Dewey, Antonio Gramnsci e Jean-Jacques Rosseau, é um fato notório, e basta qualquer passada de olhos nestes mesmos livros que os professores usam em suas aulas e os que eles mesmos utilizam para se formarem, para notarmos a ideologia social presente destes senhores acima citado em todos os campos do conhecimento, em todas as áreas, pois se focaram não no conteúdo em si das matérias mas na forma, na didática utilizada, tornando assim qualquer matéria meio de formação segundo a ideologia que desejam fixar nas gerações. No trecho destacado abaixo, percebe-se o porque existe uma mudez nacional acerca desta formação ideológica ministrada nas escolas por quase todos os professores. Tirado do site Wikipedia O final deste trecho é o mais importante, pois é através dele que podemos perceber a profundidade e extensão do problema a se enfrentar. As obras

BEM VINDO

Quarta-feira – Is 10,5-7.13-16 Mt 11,25-27

XV Semana do Tempo Comum
Valderi da Silva
Esta passagem da história do povo eleito é uma lição para todo o ser humano. Deus envia pessoas escolhidas para atuarem em Seu nome, com seu auxílio, mas estes não podem esquecer-se nunca de sua dependência deste Deus que os envia. Nesta leitura da profecia de Isaías, Assur, rei da Assíria, era como que o flagelo de Deus, desmantelando os povos que levavam uma vida sem preocupação com a boa conduta, inebriados pela imoralidade e idolatria, recusavam-se a reconhecer o Deus único e somente a Ele prestar culto.
Pois este rei esqueceu-se que ele mesmo estava nas mãos de Deus e que Dele depende para o bom êxito de suas empresas, então gaba-se de seus feitos realizados por sua experiência e esperteza diante do inimigo (cf. Is 10,13-16). Isto é o que acontece quando o ser humano deixa de creditar em Deus o sucesso de sua vida, quando coloca-se como sustentador de si mesmo, em nada precisando de Deus, não escutando mais Sua Vontade. O ser humano sempre acaba se desestruturando quando excede os seus limites acreditando que pode alcançar tudo o que se propõe, e nunca se perguntando se Deus o aprova em tal atitude. Isto pode acontecer entre os mais dedicados seguidores do Senhor, pois basta que comecemos a dar mínima importância e valor a nossas paixões, a nossas vontades acima da de Deus, para que comecemos a realizar tudo por nós e não por Ele.
Se trata de um abandono do realmente fundamental para apegar-se a ilusória potência pessoal é como o jogador de futebol que, depois de marcar vários gols, resolve não escutar mais o treinador, acreditando não ser mais necessário pois já faz um excelente jogo. Este esquece que é o treinador que o coloca no lugar certo diante de adversários diversos, que sempre possuem características diferentes. Não estamos nas mãos de nenhum treinador ou estrategista, mas nas mãos de Deus, Ele nos envia e sabe de nossa dependência de Sua Vontade. Jesus com as criancas
Jesus louva o Pai pela sabedoria da revelação aos homens (Mt 11,25-27). Não se trata somente de tomar as palavras de Cristo literalmente quando ele fala de “pequeninos”, pois nisto Jesus nos passa a mensagem de que, para a história, este povo que agora adere a Ele, que o escuta e segue-O são os pequeninos, os caçulas, pois são os primeiros numa família muito numerosa. Jesus vislumbra a imensa família cristã que virá ao longo dos séculos.
Cristo, ao mesmo tempo que diz que o Pai revelou estas coisas aos pequeninos, diz que foram escondidas aos sábios e entendidos. Isto muito em favor de como eles se portavam diante do povo e diante de Deus, com tamanha arrogância que mesmo Jesus realizando milagres e prodígios diante deles, não se convenciam e continuavam com suas certezas, colocando seu suposto conhecimento da Vontade de Deus acima da revelação divina.
Jesus nos oferece uma demonstração clara da resistência de Deus aos arrogantes e autossuficientes, aos céticos e orgulhosamente “sábios”, para revelar suas intenções e Sua verdade aos corações simples, que não colocam nenhuma resistência a voz de Deus.
Sabemos que o estudo é preciso, que adquirir conhecimento é fundamental para o desenvolvimento humano e intelectual, mas nunca este crescimento humano nestas dimensões pode trazer esquecimento daquele que esta sempre acima de nós, e que precisa de um coração silencioso e humilde para se fazer escutar. Diz acertadamente Clemente de Alexandria: “A noite é propícia para os mistérios; é quando a alma atenta e humilde olha para si mesma refletindo sobre a sua condição; é quando encontra a Deus”. É deste modo que uma pessoa simples, sem muito estudo pode ser mais sábia que o mais dedicado estudioso.







Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção