Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


Anselm Grün: seus ensinamentos vão contra a Doutrina da Igreja

Tenho vários livros dele, porque sempre achei interessante o fato de que se utiliza de vários padres da Igreja e os chamados “padres do deserto” além de muitas citações de São Bento. 18_may_anselmgrun180512

Mas o fato é que, os livros mais recentes do monge beneditino Anselm Grün beira muito mais a auto ajuda, do tipo New Age do que meditações baseadas no Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja. Na verdade, suas tentativas de abordar principalmente os evangelhos de uma forma mais “psicológica” lhe custou uma repreensão do Arcebispo de La Plata e junto uma forte denuncia de que seus escritos estão beirando a heresia e apostasia.

Apesar de ter adquirido vários títulos deste autor, sempre os li com certo cuidado, mas ao mesmo tempo analisando cada texto. Logo que saiu uma tradução para o português de uma série sobre os sacramentos fiquei interessado e fui os lendo, e minha decepção foi grande ao ler o volume sobre o sacramento da ordem, onde este monge deixa muitas coisas em cima do “muro”, como que querendo dizer algo entre as linhas, o que de fato, percebi quando tratou do assunto da possibilidade dos sacerdotes casarem.

Realmente é lamentável perceber que alguém, aparentemente muito capaz, se deixa enveredar pelo caminho da ex-comunhão com a doutrina da Igreja. Nas palavras do diretor da agência ACI Prensa, Alejandro Bermúdez Rosell, seus livros são “heréticos, pois vão contra a doutrina da Igreja, a qual não é uma coisa menor ou opinável”.

>>Ensinamentos de Anselm Grün vão contra a doutrina da Igreja [espanhol]

>>Anselm Grün reduz o Evangelho a livro de auto ajuda [espanhol]

>>Se pede cuidado aos conteúdos em meios católicos que difundem ensinamentos de Ansem Grün [espanhol]

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção