Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


O desafio do silêncio

Aprender a calar

Constantemente estamos rodeados de muita informação, muita opinião e muitas outras indicações que são nos apresentadas mesmo que não a peçamos. Tudo isso faz parte do estrondoso mundo barulhento que nos rodeia e que dele fazemos parte, quer queiramos ou não. Mas não somente o barulho de fora é que contribui para este agitado ambiente, meu hábito de não conseguir calar também contribui para este ambiente e com minha ajuda ele fica mais barulhento para mim e para os outros.

Aprender a calar é necessário, pois nos nos a possibilidade de pensar melhor nas decisões e nas palavras a se dizer. Aprender a calar, além disso, contribui fundamentalmente no cultivo espiritual, pois quando deixo de falar além do necessário, dou espaço para o espírito alimentar-se do que vejo, leio e ouço.

Aprender a escutar

Nisto aprendemos outra coisa importante, aprender a escutar. Parece se contradizer um pouco ao desejar estar num ambiente de silêncio, mas na verdade o que se deseja escutar esta além do barulho que o mundo e eu produzimos, se trata de ouvir, além das palavras que as pessoas no dirigem, tentar sempre ouvir a voz de Deus, que sempre tem algo a nos dizer em cada instante da vida.

Claro que, aprender a escutar, também se refere a ser mais atento ao que outros nos dizem, “escutar mais do que falar”, este bom hábito pode nos rendem grande bem, espiritual e humano.

Encontrar no silêncio a voz que forma a personalidade

Esta é uma verdade que sempre desejei defender com muito afinco. Sempre acreditei que o grande formador da personalidade – não confunda com temperamento – é o silêncio, é estar neste estado de tranquilidade interior e exterior. Um estado favorável interiormente é que pode dar as diretrizes e conselhos necessários para que se possa crescer na personalidade que levará o ser humano a caminhar na verdade sobre o homem e sobre Deus.

O silêncio é a grande lei da vida sobrenatural

A vida sobrenatural se vive principalmente no silêncio. Por isso o silêncio é como uma lei da vida sobrenatural, pois lhe é essencial para o sustento desta vida além de ambiente para seu crescimento.

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção