≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ BEM VINDO ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
- Gerar link
- Outros aplicativos

"O mundo aguarda santos", disse o Papa, citando as palavras de outro antecessor, o Beato João XXIII há 50 anos
Nas palavras do Santo Padre encontrei eco dos meus sentimentos. Como pode um candidato ao sacerdócio de Cristo não ter a limpidez de caráter e o senso máximo dos valores que fazem de um homem alguém íntegro? Para ter o alicerce onde assentar os valores da fé, onde a teologia e a filosofia poderão calcar seus princípios básicos mas que necessitam de terreno firme para que possam ser seguros, este futuro sacerdote deve ter a formação humana bem estabelecida.
Formação humana! Esta dimensão da formação seminarística merece muito cuidado e muita atenção, perspicácia dos responsáveis pela formação nos seminários, dela depende boa parte da índole e santidade dos sacerdotes que irão atual no dia de amanhã.
É lamentável constatar que muitos homens do clero da Santa Igreja dão mostras claras de que sua formação humana foi muito carente de cuidados, e isto não é uma crítica, apenas algo que não posso velar como se visse. Confesso, que minha formação no seminário nesta dimensão foi muito aquém do que necessitava e também esperava. No entanto tive que recorrer a que muitos de meus colegads faziam, buscava fora do seminário algo que completasse esta lucuna, coisa que encontrei – com a graça de Deus na Opus Dei nos seus recolhimentos para seminaristas diocesanos.
Precisamos, a meu ver, apelar sempre a nossos prelados que zelem mais por esta formação nos seminários, que se preciso acompanhem de perto seus seminaristas, acompanhem o trabalho de seus formadores, que analisem os caminhos que a formação esta tomando para que sempre se busque, neste mundo em constante mudança, o meio para que o futuro seminarista encontre seu equilibrio humano para crescer sendo verdadeiro homem de Deus, e assim verdadeiro Cristo para os irmãos.
Fonte: http://www.zenit.org/article-29564?l=portuguese
Marcadores:
Bento XVI
Formação
João XXIII
Papa
Sacerdote
Seminário
Seminarista
Valderi
- Gerar link
- Outros aplicativos
Publicação mais visitada do site no último ano:
Objetos de Devoção
A Devoção O dicionário da Língua Portuquesa define “devoção” como piedade, sentimento religioso; dedicação ao culto de Deus e dos santos. A devoção esta no início e no fim da piedade cristã, ela fomenta a piedade fazendo com que no exercício da devoção a piedade aumente, isto a cada momento de prática devocional. Também ela aparece como consequência da piedade, pois uma pessoa piedosa age mais naturalmente com devoção, transformando cada aproximação de uma igreja ou de algum objeto religioso momento para um ato devocional. É o sentimento religioso que floresce na alma do cristão, isto acontece pela piedade ou devoção. Na realidade, a prática devocional sempre terá um sujeito e um objeto ao qual se dirige um objetivo. Exemplo: o cristão é o sujeito da oração do Terço e seu objetivo, de regra, é a intercessão e louvor a Maria Santíssima. Mais: em uma oração em frente de uma estampa do Rosto de Cristo o objetivo, de regra, é o auxílio divino, mas este objetivo pode ter varian
Comentários