Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Marx e os seus dominaram a educação brasileira

Que os livros didáticos oferecidos paras as escolas no Brasil inteiro serem fundamentados em figuras como Paulo Freire, Michel de Foucault, Jonh Dewey, Antonio Gramnsci e Jean-Jacques Rosseau, é um fato notório, e basta qualquer passada de olhos nestes mesmos livros que os professores usam em suas aulas e os que eles mesmos utilizam para se formarem, para notarmos a ideologia social presente destes senhores acima citado em todos os campos do conhecimento, em todas as áreas, pois se focaram não no conteúdo em si das matérias mas na forma, na didática utilizada, tornando assim qualquer matéria meio de formação segundo a ideologia que desejam fixar nas gerações. No trecho destacado abaixo, percebe-se o porque existe uma mudez nacional acerca desta formação ideológica ministrada nas escolas por quase todos os professores. Tirado do site Wikipedia O final deste trecho é o mais importante, pois é através dele que podemos perceber a profundidade e extensão do problema a se enfrentar. As obras

BEM VINDO

Monteiro Lobato e valores humanos

Um dos maiores escritores no campo da literatura infantil esta sob censura em uma de suas obras com a acusação de alimentar o racismo. Trata-se da obra “As caçadas de Pedrinho” onde existem falas sobre a cor de tia Anastásia.

Não se poderia beirar mais ao absurdo do que isto, uma censura. Graças a atual política tudo parece estar sendo vigiado como em pleno “comunismo”, até as literaturas clássicas. Aliás, antigos regimes totalitários como o hitlerismo e stalinismo proibiram e caçaram obras classificadas como clássicos que eram lidos quase que obrigatóriamente por quem almejasse um conhecimento maior.

O interessante é que, ao se tratar do perigo que rondava a censura sobre uma simples obra (apesar de seu valor), a grande maioria de organizações e instituições logo se manifestaram contra esta decisão. Mas quando se trata de censura contra valores humanos? Acredito que estes têm mais valor que uma obra infantil (apesar de seu valor, repito). Muitos falam que é hipócrita quem insistentemente defende valores essenciais do ser humano, mas convenhamos: esta é a maneira de dar uma resposta simples e rápida para não usar o cérebro.

Bom, mas parece que o bom censo (para dar oxigênio a democracía morinbunda deste país) venceu e tal obra de Lobato não será banida.

[Quer baixar o livro As Caçadas de Pedrinho? Clique aqui]

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção