Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


Monteiro Lobato e valores humanos

Um dos maiores escritores no campo da literatura infantil esta sob censura em uma de suas obras com a acusação de alimentar o racismo. Trata-se da obra “As caçadas de Pedrinho” onde existem falas sobre a cor de tia Anastásia.

Não se poderia beirar mais ao absurdo do que isto, uma censura. Graças a atual política tudo parece estar sendo vigiado como em pleno “comunismo”, até as literaturas clássicas. Aliás, antigos regimes totalitários como o hitlerismo e stalinismo proibiram e caçaram obras classificadas como clássicos que eram lidos quase que obrigatóriamente por quem almejasse um conhecimento maior.

O interessante é que, ao se tratar do perigo que rondava a censura sobre uma simples obra (apesar de seu valor), a grande maioria de organizações e instituições logo se manifestaram contra esta decisão. Mas quando se trata de censura contra valores humanos? Acredito que estes têm mais valor que uma obra infantil (apesar de seu valor, repito). Muitos falam que é hipócrita quem insistentemente defende valores essenciais do ser humano, mas convenhamos: esta é a maneira de dar uma resposta simples e rápida para não usar o cérebro.

Bom, mas parece que o bom censo (para dar oxigênio a democracía morinbunda deste país) venceu e tal obra de Lobato não será banida.

[Quer baixar o livro As Caçadas de Pedrinho? Clique aqui]

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção