Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


CNBB prepara subsídio doutrinal

Vamos esperar para ver o que será. Parece ser coisa boa!
***
BRASÍLIA, terça-feira, 19 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – A Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina de Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) prepara um novo subsídio doutrinal, sobre o tema “Doutrina, Teologia e Ensino”.

Uma reunião na sede da CNBB, em Brasília, nessa segunda-feira, discutiu a redação do texto.

“O destaque desta reunião se referiu a um assunto de extrema importância para a Igreja, que é a ‘Doutrina, Teologia e o Ensino’”, afirmou o presidente da Comissão, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Segundo o arcebispo de Belo Horizonte, este trabalho de elaboração de um novo subsídio é destinado aos bispos, professores e alunos dos seminários.

“A preocupação da Comissão é com a parte teórica da Evangelização, e não apenas com a prática”, afirmou Dom Walmor; refere a assessoria de imprensa da CNBB.

De acordo com o arcebispo, o trabalho para a conclusão do novo subsídio está adiantado. O texto deve passar pela comissão de especialistas [teólogos], em fevereiro, para ser lançado na 49º Assembleia Geral da CNBB, em maio de 2011.

Além do arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor, estiveram presentes na reunião o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, o arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, o bispo de Lorena, Dom Benedito Beni, o bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina de Fé, padre Wilson Angotti e o diretor do departamento de Teologia, padre Paulo Cesar Costa.

Segundo o padre Angotti, na ocasião da apresentação do subsídio será lançado um livro que reunirá todos os documentos da Congregação para a Doutrina da Fé desde o Concílio Vaticano II até hoje.

Comentários

Anônimo disse…
Fiquei mais curioso por este livro contendo os vários doc's do CVII até hoje.

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção