Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


Exaltação da Santa Cruz

Evangelho (Jo 3,13-17): Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna. De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele».
O ser humano que vive afastado do coração de Deus não suporta ver a cruz pois não entende, muito menos a vê como necessária para a humanidade. Na verdade, e um sintoma do famoso sentimento de repulsa do sofrimento.
A cruz de Cristo nos traz a memória o sacrifício, a doação que nos ajuda no desenvolvimento pessoal sem falar do largo crescimento espiritual que cada pessoa que compreende o sentido de sacrifício adquiri. A cruz nos ajuda no crescimento humano e espiritual e mais ainda, ajuda nossos irmãos necessitados, pois nos sacrificando exercitamos de alguma forma caridade e um dos alvos dela sempre será o nosso irmão mais próximo.
Se a sociedade hodierna anda tão confusa que alguém poderia não ter mais esperança nos homens, é porque a Cruz de Cristo foi afastada aos poucos e hoje se colhe os frutos desta atitude aplaudida pelo príncipe da mentira.
Nunca percamos de nosso horizonte a Cruz de Cristo, ela é nossa direção certa.

Pax Christi

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção