≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ BEM VINDO ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
- Gerar link
- Outros aplicativos
Hoje a Igreja lembra um apóstolo que teve uma situação peculiar depois da ressurreição do Senhor, diria que o que aconteceu foi imprevisto pelos apóstolos mas Deus sabe utilizar este fato para estender a credibilidade da fé nos homens. Falo de Tomé que a Sagrada Escritura também chama de Dídimo (Jo 21,2)¹.
Sua incredulidade no fato da ressurreição de Jesus que ouvira pela boca dos outros apóstolos pode ser considerada uma moldura típica de certo empirismo do ser humano quando se trata de crer no que não se pode captar pelos sentidos. Nossa sociedade hodierna sofre bastante deste sintoma de uma “doença” que surgiu muito forte anos atrás e teve grande máxima no marxismo e comunismo. Posso dizer sem sombra de dúvidas que a “crença” de Nietsche no ser humano é uma descrença em qualquer realidade extra material, no sentido empírico.
O fato da ressurreição do Senhor causa verdadeira “alergia” na mentalidade empírica, porque se choca com uma realidade fora do esquema lógico do provável, por isso Tomé pode ser um protótipo da mentalidade empirista. Claro que ele muda completamente depois da aparição de Jesus a ele mostrando as chagas da crucificação.

Tomé fez um salto adiante, deixando para trás a “prisão” da sentença “me prove”. Isto é o que Deus deseja a toda a humanidade, faz parte de sua boa nova tirar o ser humano do engano em que vive, da prisão em que muitos estão, da letargia mental em que não os permite ver o que não se pode ver, ou melhor, ver o invisível no que se vê.
Acontece também que muitos hoje em dia esbravejam com (falso) orgulho que não querem ver, encontramos este tipo de pessoas principalmente entre os que se dizem ateus. Eles teimam em não dobrar sua mentalidade a palavra “crer”, oferecendo ao mundo contrariedades e opiniões sem sentido algum. É evidente ao longo dos séculos que não é necessário ser ateu para fazer caridade (ou como eles queiram chamar!) aos outros, também sendo crente pode “anonimamente” oferecer ao mundo sua contribuição para a sustentabilidade mundial. Dizer o contrário é inevitavelmente escape para não sentir obrigação com uma moralidade divina e natural.
São Tomé, apóstolo do Senhor, pode sempre ser exemplo de plena credibilidade na transmissão da fé. Que ele possa rogar por todos.
_____________________________
¹Na versão da Bíblia de Jerusalém aparece “Tomé, chamado Gêmeo…” e na versão da Bíblia Sagrada (Ave Maria, Edições Claredianas) aparece “Tomé (chamado Dídimo)…”.
Publicação mais visitada do site no último ano:
Objetos de Devoção
A Devoção O dicionário da Língua Portuquesa define “devoção” como piedade, sentimento religioso; dedicação ao culto de Deus e dos santos. A devoção esta no início e no fim da piedade cristã, ela fomenta a piedade fazendo com que no exercício da devoção a piedade aumente, isto a cada momento de prática devocional. Também ela aparece como consequência da piedade, pois uma pessoa piedosa age mais naturalmente com devoção, transformando cada aproximação de uma igreja ou de algum objeto religioso momento para um ato devocional. É o sentimento religioso que floresce na alma do cristão, isto acontece pela piedade ou devoção. Na realidade, a prática devocional sempre terá um sujeito e um objeto ao qual se dirige um objetivo. Exemplo: o cristão é o sujeito da oração do Terço e seu objetivo, de regra, é a intercessão e louvor a Maria Santíssima. Mais: em uma oração em frente de uma estampa do Rosto de Cristo o objetivo, de regra, é o auxílio divino, mas este objetivo pode ter varian
Comentários