Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


São Pedro e a Igreja

No Brasil a festa litúrgica de São Pedro e São Paulo se comera hoje, sendo transferida o dia da festa de 29 de junho – que é a data original – para hoje por ser domingp e por ser uma festa Sao Pedro 01 importante para todos os cristãos. Creio ser inteligível a todos porque esta festa é importante para os católicos principalmente. Nela lembramos as duas figuras que se tomou como pilares da Igreja, poderiamos simplificar desta forma: São Paulo, a evangelização e missão; São Pedro a organização e conservação. Um complementar ao outro, sem sobreposição, pois na Igreja não se pode dizer que um seja mais importante que outro.

Mas de fato, neste momento de nossa história se lembra muito mais de Pedro e com justiça, pois esta figura foi o primeiro a governar a Igreja.

Noutro post já havia colocado uma Catequese sobre o Papa, que atinge bem o bjetivo ao ser sintética e esclarecer algumas coisas a respeito do Sumo Pontífice e seu ministério. Mas sempre, em todos os tempos, vamos precisar ressaltar a necessidade para a Igreja do Papa e a incorruptibilidade deste ministério.

Neste dia, lembrando a Igreja e Papa, a quem todos devem amar e defender, sugiro este documento de Mons. Scognamiglio Clã Dias EP:

A Igreja é imaculada e indefectível (para baixar em pdf)

Comentários

Anônimo disse…
Comunhão com Pedro, garantia de liberdade para Igreja, segundo Papa ... http://www.zenit.org/article-25373?l=portuguese

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção