≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ BEM VINDO ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡
- Gerar link
- Outros aplicativos
No caderno Donna do Jornal Zero Hora (20/06/2010) li um interessante artigo de Marta Medeiros falando basicamente sobre o medo e a coragem que apresentamos em nossa vida mediante situações que as vezes são limítrofes.
Nossa vida é uma constante situação de risco seja na dimensão
puramente humana seja na dimensão espiritual. Quando me refiro em situações na dimensão humana me vem a mente muitíssimas situações como por exemplo apagar a luz do quarto para dormir, ou dizer não ao seu chefe. Assim vejo configurado o medo, que na verdade é o que impulsiona todos a tomarem esta ou aquela atitude que parece dissonante ao realmente adequado em tal situação. Neste sentido o medo faz parte essencial em nossas decisões, seja para confirmar algo ou discordar de algo, ou ainda, fazer algo ou não fazê-lo. Por isso, digo que o medo de fazer alguma coisa é parcialmente positivo porque faz-nos reagir. Mas todo medo é parcialmente positivo? Sou obrigado a dizer que não, visto que muitos tem medo de andar de bicicleta e outros medo de falar com assaltante em meio a assalto. São medos diferentes. Um pode trazer uma reação positiva se a resposta for negativa outro apenas me restringe de um prazer, no caso da bicicleta.
Mas o sentimento de coragem que está igualmente incluso no ser humano também provoca estas resposta. É uma outra força que nos faz mais ágeis para determinada situação quando o sentimento de medo nos iria atravancar. Coragem nos leva a fazer isto ou aquilo sem dar muita importância com o resultado, sendo as vezes um tiro no escuro, mas facilmente pode ser tida como ousadia. Coragem impede o homem de ser refém das circunstâncias, e o faz senhor de sua vida, de suas ações sabendo que pode se recuperar sempre caso a coragem o leve ao desabamento.
Medo o faria ficar na indigência, mas coragem o faz se levantar e começar do zero. Por isso coragem se torna um sentimento mais nobre e eficaz no ser humano apesar de serem sentimentos necessários.
Nossa vida é uma constante situação de risco seja na dimensão
Medo o faria ficar na indigência, mas coragem o faz se levantar e começar do zero. Por isso coragem se torna um sentimento mais nobre e eficaz no ser humano apesar de serem sentimentos necessários.
Publicação mais visitada do site no último ano:
Objetos de Devoção
A Devoção O dicionário da Língua Portuquesa define “devoção” como piedade, sentimento religioso; dedicação ao culto de Deus e dos santos. A devoção esta no início e no fim da piedade cristã, ela fomenta a piedade fazendo com que no exercício da devoção a piedade aumente, isto a cada momento de prática devocional. Também ela aparece como consequência da piedade, pois uma pessoa piedosa age mais naturalmente com devoção, transformando cada aproximação de uma igreja ou de algum objeto religioso momento para um ato devocional. É o sentimento religioso que floresce na alma do cristão, isto acontece pela piedade ou devoção. Na realidade, a prática devocional sempre terá um sujeito e um objeto ao qual se dirige um objetivo. Exemplo: o cristão é o sujeito da oração do Terço e seu objetivo, de regra, é a intercessão e louvor a Maria Santíssima. Mais: em uma oração em frente de uma estampa do Rosto de Cristo o objetivo, de regra, é o auxílio divino, mas este objetivo pode ter varian
Comentários