Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


As catedrais medievais: Reims

Imagens da Catedral de Reims

Da Idade Média herdamos magníficos ícones da arte cristã, alguns parecem falar com cada turista que passa ao lado daquelas pedras que ao longe podem parecer frias e sem poder de comoção. Mas as catedrais que foram erguidas na Idade Média estão inebriadas de puro sentimento, estão enxaguadas da fé de cada homem e mulher que trabalhou para erguer, ou melhor, esculpir e pintar estas jóias da humanidade.

A catedral de Reims é o exemplo mais expressivo que consigo analisar deste grande clima que existia nesta época ao ponto de fazer com que o povo erguesse verdadeiras obras de arte para em primeiro lugar honrar o Rei dos Reis e depois com o intuito de conquistar a graça e a misericórdia de Deus através das súplicas.

É impossível não observar cada detalhe – que são inúmeros – ao se aproximar desta catedral. As pequenas imagens esculpidas, verdadeiros livros contando fatos históricos de fé além dos belíssimos vitrais que são nada mais nada menos que verdadeiras catequeses para o povo, mesmo aqueles que somente trazem o colorido para o interior da igreja, mostrando a criação de Deus através da beleza das cores.

Esta e muitas catedrais devem fazer parte de qualquer roteiro espiritual.

O que era considero exagero pela exuberância na verdade é o mínimo que os homens podem fazer pelo que Ele nos deu.

Visite o blog Catedrais Medievais e conheça mais.

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção