Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


SANTA TEREZINHA

Este trecho do Evangelho une-se de certa forma, ao que foi a vida desta santa que hoje lembramos na liturgia.
A denominada Infância espiritual ganha um sentido mais profundo com Teresinha ao ponto de se dizer que esta espiritualidade surge realmente com ela. Esta santa certamente é muito querida por todos os cristãos e pela Igreja, mas ela é tão estimada não só porque expressou de maneira bela seu amor pelo Divino Esposo, mas porque se tornou prova viva e santa da palavra de Jesus contida neste evangelho:
Quem receber esta criança em meu nome, estará recebendo a mim.
Por isso, a Igreja sempre busca aprender a humilde sabedoria dos pequenos, e acolher os pequenos para não deixar de acolher o próprio Cristo.
Pois aquele que entre vós for o menor, esse é o maior.
Encontramos na vida desta santa um dos maiores paradoxos que temos nos evangelhos. Sem sair do convento, talvez tenha feito grandes obras pela Igreja. Sem sair do convento, se tornou doutora e patrona das missões. O menor que se torna maior! Na humildade possamos nós imitarmos a simplicidade desta santa, e queremos como ela, viver só do Amor de Cristo.

(Valderi, 01/10/2007)



Pax Christi

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção