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Marx e os seus dominaram a educação brasileira

Que os livros didáticos oferecidos paras as escolas no Brasil inteiro serem fundamentados em figuras como Paulo Freire, Michel de Foucault, Jonh Dewey, Antonio Gramnsci e Jean-Jacques Rosseau, é um fato notório, e basta qualquer passada de olhos nestes mesmos livros que os professores usam em suas aulas e os que eles mesmos utilizam para se formarem, para notarmos a ideologia social presente destes senhores acima citado em todos os campos do conhecimento, em todas as áreas, pois se focaram não no conteúdo em si das matérias mas na forma, na didática utilizada, tornando assim qualquer matéria meio de formação segundo a ideologia que desejam fixar nas gerações. No trecho destacado abaixo, percebe-se o porque existe uma mudez nacional acerca desta formação ideológica ministrada nas escolas por quase todos os professores. Tirado do site Wikipedia O final deste trecho é o mais importante, pois é através dele que podemos perceber a profundidade e extensão do problema a se enfrentar. As obras

BEM VINDO

Os feiticeiros mexicanos e seu mundo

A grande maioria das tradições espirituais existentes nas Américas, antes da chegada de Colombo, tem conseguido preservar suas raízes. Dentre elas, o xamanismo mexicano - ainda praticado por muitas tribos locais - é uma das mais estudadas. Diversos antropólogos fizeram vários estudos sobre a maneira como os feiticeiros entendiam a presença de Deus e a busca espiritual. A seguir, alguns dos aspectos desta compreensão do universo, retirados de diversas fontes:
1) A ausência de história pessoal: Segundo a tradição, um homem ou uma mulher, presos ao seu passado, deixam governar-se pela maneira de pensar de seus pais, ou pela sociedade em que vivem. Por isso, todo iniciado escolhe um novo nome, e procura se livrar de suas lembranças, boas ou más. 2) O processo de esquecimento: para poder abandonar a história que viveu, o feiticeiro passa meses seguidos recordando, nos menores detalhes, cada um dos eventos de sua vida. Algumas tradições pedem que ele fique horas a fio contando em voz alta, para um copo cheio de água, tudo que aconteceu em cada encontro com cada pessoa. Assim, a experiência sai da memória e vai para a água - que em seguida é atirada ao rio. Desta maneira, a cabeça fica "vazia", e pode começar a ser preenchida por novas coisas. 3) O silêncio interior: uma vez livre de pensamentos antigos, o feiticeiro concentra-se no silêncio interior, e espera que os espíritos comecem a contar a verdadeira história do Universo. Este silêncio, junto com a ausência de lembranças passadas, permite a liberdade total para entender um novo mundo. 4) A teia: quando começa a entender seu novo universo, ele entra numa espécie de transe, e "vê" que tudo à nossa volta é uma gigantesca teia de filamentos luminosos, totalmente interligados - ou seja, tudo é uma coisa só, partindo da mesma energia. Carlos Castañeda explica bem esta visão em seu livro Uma estranha realidade. 5) O encontro com o poder: olhando o seu próprio "ovo de luz", o feiticeiro nota um ponto que deve atrair os filamentos luminosos capazes de conduzir a energia do poder. Esta energia, embora possa ser usada pelo feiticeiro, não pode ser manipulada - ele tem que saber conduzi-la suavemente ao seu aprendizado. Esta manobra é o trabalho mais difícil da iniciação, e exige silêncio, meditação, e perseverança. 6) A energia negativa: alguns destes fios de luz conduzem fluidos destruidores, emitidos por outros feiticeiros, que não buscam o conhecimento, mas o controle da alma dos outros. 7) O "acomodador": existe sempre um evento em nossas vidas que é responsável pelo fato de termos parado de progredir. Um trauma, uma derrota especialmente amarga ou uma desilusão amorosa, termina fazendo com que nos acovardemos e não sigamos adiante. O xamã, no processo de esquecimento de sua história pessoal, precisa primeiro livrar-se deste "ponto acomodador". Para os feiticeiros mexicanos (e, curiosamente, também para algumas correntes budistas) a morte entra pela região próxima ao umbigo. Neste momento, o "ovo de luz" se desfaz, e os filamentos que estavam ali concentrados se misturam com a energia do universo, até se reagruparem de novo sob uma forma diferente.paulo@paulocoelho.com.br

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