Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


COMPÊNDIO DA MORAL CATÓLICA

COMPÊNDIO DA MORAL CATÓLICA
1.PREÂMBULO
I. Conceito de teologia moral: A teologia moral é a exposição científica da atividade humana em relação ao nosso fim sobrenatural, conhecido pela razão e pela fé.
A diferença entre a teologia moral e a filosofia moral consiste em que esta se baseia na razão só e conhece unicamente o fim natural. A teologia dogmática trata das verdades reveladas sob o aspecto especulativo, ascética trata dos meios de chegar à perfeição. A mística tem por objeto as vias mais elevadas do conhecimento de Deus e da união com Deus. A pastoral é a ciência da direção das almas; o Diretório Canônico regula a vida externa da Igreja.
2.
II. Divisão: A teologia moral divide-se em três partes: princípios, mandamentos e sacramentos.
O tratado dos princípios trata das condições e qualidades gerais necessárias para que o ato seja idôneo para nos conduzir ao nosso fim sobrenatural. O tratado dos mandamentos dá as normas que o homem deve observar, para atingir este mesmo fim. O tratado enfim, dos sacramentos considera os meios da salvação instituídos por Deus para nos ajudar a conseguirmos nosso fim sobrenatural.

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção