Pular para o conteúdo principal

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡ LEITURA RECOMENDADA ≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡

Cooperatores veritatis

É verão e esta chovendo, aquelas típicas chuvas de verão, rápidas e de violência amena o suficiente para refrescar o ambiente. O calor excessivo não me anima a escrever, mas a chuva faz este trabalho de animação, e por isso estou aqui para escrever sobre um assunto ou ideia que estava engavetada com muitas outras. Quando falamos nos estudos acadêmicos em "buscar a verdade", "transmitir a verdade", "servir a verdade" ou mesmo em "obedecer a verdade" muitas vezes pressupõe-se a realidade VERDADE que pode-se simplesmente apresentá-la como Aristóteles, mas a verdade mesmo é uma PESSOA, e escrevo em caixa alta porque refiro-me a Deus mesmo, o Criador por excelência, fonte de toda a realidade existente. De fato, nada existe sem a consciência Divina que existe pensando em tudo e em todos, já que o seu esquecimento de alguma realidade significaria a inexistência desta realidade. Se você não chegou a esta certeza da dependência da realidade do pensamento

≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡≡


Arte na Itália: após mil anos, será exposta em Roma a Bíblia carolíngia



bibbia carolingiaUm aviso para todos os fiéis e os apaixonados por arte: querem admirar algo único? Marquem na agenda o dia 19 de abril: após mil anos, a partir das 19 horas será possível ver aBíblia carolíngia. É só passar o corredor da abadia de San Paolo fuori le Mura (rua Ostiense 186) e se dirigir no local onde esá guardado o Código único desejado por Carlo o Calvo em 866, para olhar a página da miniatura que abre as cartas de São Paulo.

Todo pretexto serve para destacar o ano paulino. E esta oportunidade não podia fugir à comunidade monástica beneditina que há 1300 anos cuida do túmulo do Apostolo dos gentios. O resto do manuscrito em pergaminho de 36 páginas será visto mediante um monitor na sala em frente. Foi doado pelo imperador na sua coroação, para o Papa João VIII. Durante toda a Idade Média, esta bíblia foi usada para juramentos de fidelidade pelos imperadores e pontífices.

A mostra, com entrada gratuita, encerra dia 29 de junho, dia das comemorações de São Pedro e São Paulo (junto com a aguardada visita do Papa Bento XVI à tumba de São Paulo). Para a inauguração, ao lado da tumba do Apostolo São Paulo acontecerá um concerto da Ensemble de música antiga “Giardini d’Orfeo” (entrada franca). Em julho, a abadia hospedará a estréia do espetáculo “Epistola Ultima” (música de Adriana Del Giudice, testos de Rosa Stipo), inspirado na figura do Apostolo, realizado pela Associação Mondi Vicini.

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Objetos de Devoção