Pular para o conteúdo principal

≡≡ LEITURA RECOMENDADA

O conservador na guerra hermenêutica

Contra tudo o que pode parecer comum no mundo atual, o conservador não deixa-se levar pelas pressões sociais e grupais, que muitas vezes cobram altos preços pela aquesciencia ou pelo enfrentamento de ideias e posturas sem nenhum fundamento na realidade, sem nenhuma obediência a natureza mesmo das coisas criadas e sustentadas pelo Criador.  Claro que a imensa maioria destas ideias e posturas que pressionam o conservador originam-se de mentes negadoras da existência de Deus ou negam sua fundamental influência no mundo e na história, o que faz com  estas ideias e posturas já desenvolvam-se alienadas da ideia de um criador e sustentador da existência em seu ser. Esse pressuposto já traz um bom motivo para que o conservador desconfie de qualquer "boa ação" ou "boa intenção" que possa ser apresentada a ele, sendo patrocinada e impulsionada por quem pressupostamente desconsidera o fundamento da realidade existente. Já escrevi aqui sobre a fundamental insistência da mente

O sentido da verdade

Como eu já escrevi aqui certa vez, a verdade sempre tem muitas faces, e foi em seu nome que a humanidade cometeu alguns de seus piores crimes. A cultura de civilizações inteiras foi destruída, os que procuravam um caminho diferente eram marginalizados.Um deles, em nome da "verdade", terminou crucificado. Mas - antes de morrer - deixou a grande definição da Verdade.

Ela não é o que nos dá certezas, nem profundidade, nem o que nos faz sentir melhor que os outros. Não é o que nos mantém na prisão dos preconceitos, mas aquilo que permite a liberdade do ser humano.

"Conhecereis a Verdade, e a verdade vos libertará", disse Jesus.A seguir, algumas reflexões a respeito

O que é a verdade

No dia 30 de janeiro de 2001 eu li a seguinte notícia no jornal espanhol "La Vanguardia"

"O que é a verdade? O presidente do tribunal, Josep Maria Pijuan, devia averiguar qual das versões de estupro oferecidas pela vítima, a menina J., de 11 anos, era a mais próxima da realidade. Os advogados que assistiam ao interrogatório não acreditavam que ela conseguisse evitar as contradições no seu depoimento.

"Em certo momento, o juiz fez uma pergunta de caráter quase filosófico: "O que é a verdade? É aquilo que você imagina o que pediram para que contasse?"

"A menina parou por um minuto, mas logo em seguida respondeu:

"A verdade é o mal que me fizeram."

"O advogado Jufresa, jurista de reconhecido prestígio, disse que esta foi uma das definições mais brilhantes que escutou em toda a sua carreira."

A verdade e os outros

"Quando olhar os seus companheiros, procure ver a você mesmo", disse o mestre japonês Okakura Kakuso.

"Mas isto não é egoísmo?". Perguntou o discípulo.

"Nós olhamos a maldade nos outros, porque conhecemos a maldade através de nosso comportamento. Nos nunca perdoamos aqueles que nos ferem, porque achamos que jamais seriamos perdoados. Nós dizemos a verdade dolorosa ao próximo, porque a queremos esconder de nós mesmos. Nos refugiamos no orgulho, para que ninguém possa ver nossa fragilidade.

"Por isso, sempre que estiver julgando o seu irmão, tenha consciência de que é você quem está no tribunal."

Onde está a verdade

"Certos discípulos vivem me perguntando onde está a verdade", disse Maal-El. "Então, certo dia, resolvi apontar para uma direção qualquer, tentando mostrar que o importante é percorrer um caminho, e não ficar pensando sobre ele.

"Ao invés de olhar para a direção que eu apontava, o homem que me fez a pergunta começou a examinar meu dedo, tentando descobrir onde a verdade estava escondida.

"Quando as pessoas procuram um mestre, deviam estar em busca de experiências que possam ajudá-las a evitar certos obstáculos. Mas, infelizmente, a realidade é outra: estão usando a lei do menor esforço, tentando encontrar respostas para tudo."

"Quem aceita, sem perguntas, as verdades do seu mestre, jamais encontrará seu caminho."

Comentários

Publicação mais visitada do site no último ano:

Carta de um leigo a Dom Benedito Beni dos Santos a respetio da “Missa Sertaneja” celebrada pela Comunidade Canção Nova