DIREITOS AUTORAIS
:: Ao compartilhar algum texto, sempre citar a fonte ::
Todos os artigos não assinados são de autoria e propriedade de Valderi da Silva, administrador deste blog.

São Bernardo e o primeiro Rei de Portugal

O primeiro rei de Portugal colocou-se abaixo da autoridade Papal por conselho de São Bernardo de Claraval, mais um sinal do esplêndido nascimento desta nação que alcançou seu auge sob o sinal da Santa Cruz. 
"foi por conselho seu que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, prestou vassalagem a São Pedro"
"D. Afonso Henriques prometeu a São Bernardo de Claraval que, se conquistasse Santarém dos mouros, mandaria construir um mosteiro para a Ordem de Cister em Portugal. Prometeu e cumpriu.


Os cistercienses fixaram-se em Alcobaça que veio a ter um papel muito importante na história do nosso país, tanto a nível material como espiritual. Os frades de Cister não eram passivos nem contemplativos. Eram monges de ação que operaram uma enorme transformação nas mentalidades, ensinando novas técnicas na agricultura, na arquitetura, nas ciências e transmitindo uma mística poderosa. É essa mística inspirada por São Bernardo que vai estar, direta ou indiretamente, por detrás do grandioso projeto marítimo luso.

Com São Bernardo – há que sublinhar que foi ele próprio quem redigiu o Regulamento da Ordem do Templo –, aumenta em Portugal o apoio aos cavaleiros templários. Estes, como Ordem monástico-militar de cariz esotérico, lutaram ao lado de D. Afonso Henriques, deixando marcas impressionantes na história secreta de Portugal, que não teria sido o que foi sem estes antecedentes."
---
Fonte: Eduardo Amarante, "Templários", vol.2

Anúncio do Blog