Destaque:

A retrospectiva de Brás Cubas

Tenho grande apreço por Machado de Assis, pois acredito que sua contribuição para a Literatura Brasileira foi muito além de incrementar ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Coadunar o Evangelho com o socialismo?

É possível um socialismo cristão?
Sua Santidade, o Papa Pio XI, já respondeu a esta questão na Encíclica Quadragesimo Anno:
"Se este erro, como todos os mais, encerra algo de verdade, o que os Sumos Pontífices nunca negaram, funda se contudo numa concepção da sociedade humana diametralmente oposta à verdadeira doutrina católica 
Socialismo religioso, socialismo católico são termos contraditórios: ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista".
Por muitos meios, graças a internet e a tantos livros a disposição, os católicos têm tomado ciência desta verdade indiscutível da fé católica. Mas para alguns membros do clero católico, especialmente do Brasil, ainda parece impossível admitir que o "sonho socialista" esteja fadado ao fracasso. Pode parecer incrível de se acreditar, mas para alguns padres e bispos no Brasil, o socialismo é sim fruto do Evangelho, e a linguagem socialista pode ser utilizada na evangelização. São arrogantes tentando declarar ao mundo que Papas como Pio XI, Leão XIII, Pio XII, João Paulo II e Bento XVI estavam totalmente errados ao reafirmar a condenação da ideologia socialista.
Recentemente, temos a situação política e econômica do Brasil, que parece descambar para o caos civil e econômico. Apesar de haver divisão entre os brasileiros sobre os culpados da crise real e grave do país, parece-me claro que a "classe" política perder totalmente a moralidade e a seriedade em tratar da coisa pública. O que vemos é um nojento jogo de poucos desejando se dar bem sobre os muitos brasileiros trabalhadores desta nação.
De tal forma que não se pode omitir uma situação de corrupção no governo desta nação, e parece-me que a maioria dos políticos merecem a condenação por tal situação.
Na 52ª Assembleia dos Bispos do Brasil, Dom Anuar Battisti deu entrevista a Rádio Vaticano sobre a análise de conjuntura apresentada, que apesar de bem elaborada, não mencionava a CORUUPÇÃO, um grave erro segundo o prelado:

Trago esta fala do bispo, porque não seria justo somente acusar os membros do clero do Brasil de insistente apoio a um socialismo cristão sem afirmar que existem aqueles bispos e padres que sabem do grande erro que é "tapar o sol com a peneira", camuflando a situação atual do país e maquiando a impossibilidade de coadunação do Evangelho com as ideias socialistas.
Por fim, observem estas palavras de São João Paulo II:
O socialismo "destrói a liberdade fundamental do homem e viola seus direitos. Manipulando a opinião pública com o martelar incessante da propaganda, facilmente leva a ceder ao recurso à violência e às armas, e acaba aniquilando o sentido de responsabilidade do ser humano."
Não se assemelha ao que vivemos hoje, no Brasil? Digamos não ao socialismo, e aprendamos que o Evangelho de Nosso Senhor não fundamenta ideologias, mas sim, uma vida verdadeira, de respeito ao ser humano na sua integralidade.

Nenhum comentário: