Coloque seu Email e receba os novos artigos:

Delivered by FeedBurner

About

Minha foto

  • FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara
    • Letras, 2015 [em curso]
  • PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    • Teologia, 2004 - 2007
  • SMME - Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil
    • Filososfia, 2002 - 2003

Pesquisa:

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Papa Francisco: Gratuidade e justiça

"... a gratuidade não é complemento, mas requisito necessário para a justiça" (Papa Francisco no Discurso à Sociedade Civil no Equador, 07.07.2015)



O Santo Padre Francisco esta viajando pela América Latina, visitando alguns países, e no dia de ontem (7 de julho) fez um discurso na Igreja São Francisco em Quito, para diversos membros representantes da sociedade civil, momento bastante propício para falar alguma coisa sobre a Doutrina Social da Igreja.
O Santo Padre ressaltou bastante o papel importantíssimo da família como célula desenvolvedora da sociedade, o que de fato, ele vêm fazendo desde que chegou na América Latina. Valorizar a família pode ser a grande mensagem do Papa Francisco nesta viagem que emprega pela América Latina, visitando o Equador, Bolívia e Paraguai.
Penso que um momento importante deste discurso do Santo Padre foi também deixar claro que a gratuidade não é um mero adereço linguístico ou do passado, que pode ser dispensado na sociedade, pelo contrário ela é requisito indispensável para a verdadeira justiça. Dando como exemplo a pegunta que faz as crianças sobre como repartem o pirulito que possuem com aquele amiguinho que chega próximo a eles, afirma que esta gratuidade se for esquecida no exercício da justiça na sociedade civil pode nos levar a uma falsa "justiça", pode nos levar a um placebo que dá margem as marginalidades que existem na sociedade de hoje.
Ser justo não é apenas dar o que penso logicamente pertencer ao outro, mas também dar-lhes o que os olho enxergam que lhes falta e que posso lhes dar, mesmo que naquele momento eu fique sem o que der a outro.
===
Print Friendly and PDF
_______________________________________________________________
ANÚNCIO DO BLOG $$$ Confira a promoção na página Loja e Negócios $$$
_______________________________________________________________

Nenhum comentário: