Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Papa Francisco: Gratuidade e justiça

"... a gratuidade não é complemento, mas requisito necessário para a justiça" (Papa Francisco no Discurso à Sociedade Civil no Equador, 07.07.2015)



O Santo Padre Francisco esta viajando pela América Latina, visitando alguns países, e no dia de ontem (7 de julho) fez um discurso na Igreja São Francisco em Quito, para diversos membros representantes da sociedade civil, momento bastante propício para falar alguma coisa sobre a Doutrina Social da Igreja.
O Santo Padre ressaltou bastante o papel importantíssimo da família como célula desenvolvedora da sociedade, o que de fato, ele vêm fazendo desde que chegou na América Latina. Valorizar a família pode ser a grande mensagem do Papa Francisco nesta viagem que emprega pela América Latina, visitando o Equador, Bolívia e Paraguai.
Penso que um momento importante deste discurso do Santo Padre foi também deixar claro que a gratuidade não é um mero adereço linguístico ou do passado, que pode ser dispensado na sociedade, pelo contrário ela é requisito indispensável para a verdadeira justiça. Dando como exemplo a pegunta que faz as crianças sobre como repartem o pirulito que possuem com aquele amiguinho que chega próximo a eles, afirma que esta gratuidade se for esquecida no exercício da justiça na sociedade civil pode nos levar a uma falsa "justiça", pode nos levar a um placebo que dá margem as marginalidades que existem na sociedade de hoje.
Ser justo não é apenas dar o que penso logicamente pertencer ao outro, mas também dar-lhes o que os olho enxergam que lhes falta e que posso lhes dar, mesmo que naquele momento eu fique sem o que der a outro.
===
Print Friendly and PDF
_______________________________________________________________
ANÚNCIO DO BLOG $$$ Confira a promoção na página Loja e Negócios $$$
_______________________________________________________________

Nenhum comentário: