Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

terça-feira, 19 de maio de 2015

Oscar Wilde morreu sendo católico!

Apesar de ter nascido protestante e vivido até o fim da vida de maneira pouco ordenada por princípios religiosos, Oscar Wilde morreu como católico, sendo que sua própria vida, cheia de atitudes controvérsia, é visto como o próprio sintoma de quem honestamente buscava a verdade espiritual.
O escritor e ensaísta Paolo Gulisano, especialista no mundo britânico e autor de diversos livros sobre Tolkien, Lewis, Chesterton e Belloc, publicou recentemente em italiano Il Ritratto di Oscar Wilde (“O retrato de Oscar Wilde”) pela editora Ancora, e nos fala sobre a conversão de Wilde.
O autor indica que a busca espiritual de Wilde “pode também ser vista como um longo e difícil itinerário de conversão ao catolicismo”.
Gulisano assegura que o escritor pensou e inclusive adiou por muito tempo sua adesão à fé católica. Também fez alusão a um dos seus paradoxos:
“Wilde afirmou um dia a quem lhe perguntava se não estaria se aproximando perigosamente da Igreja Católica: ‘Eu não sou um católico, eu sou simplesmente um papista apaixonado.”
“Por trás da batuta, está a complexidade da vida, que pode ser vista como uma longa e difícil marcha de aproximação do Mistério, de Deus”, indica o escritor.
Inclusive amigos próximos de Wilde também acabaram convertendo-se. “Amigos como Robbie Ross, Aubrey Beardsley e inclusive John Gray, quem o inspirou para a figura de Dorian Gray”, esclarece.
Gray entrou no seminário em Roma, foi ordenado sacerdote e exerceu seu ministério na Escócia, contando com a estima de grande parte dos seus paroquianos.
“Também o filho menor de Wilde se tornou católico”, recorda o escritor.
Gulisano conclui dizendo que, apesar da cultura secularizada e anticatólica da Inglaterra, em autores como Newman, Chesterton, Tolkien e no próprio Wilde, pode-se encontrar “uma vacina útil contra os males espirituais da nossa época”.
__________________________
Conforme site Zenit.Org (artigo de 05/07/2009); e Wikipédia.Com (verbete "Oscar Wilde"), acesso em 19 de maio de 2015.
===
Print Friendly and PDF
_______________________________________________________________
ANÚNCIO DO BLOG $$$ Confira a promoção na página Loja e Negócios $$$
_______________________________________________________________

Nenhum comentário: