Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

sábado, 23 de maio de 2015

Espírito Santo permanece guiando a Igreja

O Espírito Santo ainda guia a Igreja?

Esta pergunta não passa na maioria das mentes católicas pelo mundo, mas tem surgido na mente e no coração de alguns católicos que olham desconfiados e até tristes para o Papa Francisco e especialmente para o comportamento de alguns Bispos, sem mencionar alguns padres que continuam a provocar alguns escândalos, mesmo em menor proporção ao alardeado pela imprensa nos casos de pedofilia.
Estamos às vésperas de celebrar mais uma Solenidade de Pentecostes e me vêm a mente estas pessoas que em nada devem ser julgadas pela fé, pois não as tenho como "fracas na fé", ou "mal intencionadas" ao expressarem seu descontentamento especialmente pelo Santo Padre.
A respeito do Papa é preciso lembrar que ao longo da história sempre foi comum algumas críticas e desgostos de católicos aos papas que os governavam, pois a Igreja (na individualidade dos fiéis) sempre soube que o Papa não é Deus e que portanto, é suscetível ao erro, ao engano. Neste sentido é que sabemos não ser pecado, venial e muito menos mortal, criticar palavras, expressões e até atitudes do Santo Padre, desde que não se trate de pronunciamentos oficias em questão de fé e moral, pois neste campo e sob esta intenção (pronunciamento oficial) o Papa goza de infalibilidade, uma prerrogativa de sua missão como Pastor Universal, e de todos os fiéis pede a justa obediência.
Mas o que desejo expressar aqui é que, apesar das críticas e outras manifestações exageradas ou simplesmente antipáticas aos pastores da Igreja em geral, e também apesar dos mais diversos escândalos ou polêmicas, Deus nunca deixaria de assistir a Sua Igreja, de modo que o Espírito Santo continua a impulsionar a fé de milhares de batizados pelo mundo e assim o será até o fim dos tempos.
Testemunho os fiéis indo a Santa Missa aos domingos, crianças sendo batizadas, jovens sendo catequizados... tudo isso apesar das possíveis "crises" na Igreja. Neste sentido faço valer um pensamento que sempre me ajudou a nunca duvidar de minha fé, quem erra são as pessoas dentro da Igreja e não a Igreja, esta que é Santa e Imaculada na sua dimensão divina. Pensando na Santa Missa, único local do mundo que presenciamos o Grande Milagre Eucarístico, a transubstanciação.
Nenhuma crise, nenhum erro ou mau jeito de padres, bispos e do próprio Papa me fará acreditar que o Espírito Santo não guia mais a Santa Igreja de Cristo.
===
Print Friendly and PDF
_______________________________________________________________
ANÚNCIO DO BLOG $$$ Confira a promoção na página Loja e Negócios $$$
_______________________________________________________________

Nenhum comentário: