Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Comentário ao Evangelho de hoje

Comentário do dia por Santo Hipólito de Roma (?-c. 235), presbítero, mártir para 17 de dezembro.
Refutação de todas as heresias, 10, 33-34; GCS 26, 289-293

Da mesma natureza que nós

Aprendemos que este Verbo, a Palavra de Deus, Se fez carne de uma virgem e que assumiu o homem velho, renovando a sua natureza. Sabemos que a humanidade do Verbo é feita da mesma natureza que nós. Porque se não fosse assim, em vão Ele nos teria mandado imitá-Lo como nosso mestre. Se este homem tivesse outra natureza, como poderia mandar-me fazer como Ele, a mim que sou fraco por natureza? E então, onde estava a sua bondade, a sua justiça?
Para deixar bem claro que não é diferente de nós, Ele quis suportar a fadiga e conhecer a fome; não Se recusou a ter sede, encontrou o seu repouso no sono, não recusou o sofrimento, sujeitou-Se à morte e tornou manifesta a sua ressurreição. Em tudo isto, ofereceu como primícias a sua própria humanidade, para que tu, quando sofres, não percas a coragem, mas, reconhecendo que és homem, esperes, tu também, receber o que o Pai deu a este homem.

Nenhum comentário: