Destaque:

El centenario de las apariciones de la Virgem Maria en Fatima

Rosa Caroline Crespo Fernández Valderi da Silva En su visita al santuario de Fátima en 1982, San Juan Pablo II proclamaba que "a ...

Você escolheria a Monarquia como melhor sistema de governo para o Brasil?

terça-feira, 3 de junho de 2014

CRISTÃO: FRAGILIDADE E ESPERANÇA

Shalom!

Vivendo o tempo da Quaresma, da Paixão, morte e Ressurreição de Jesus Cristo, encontramos um tempo muito propício para a reflexão acerca da vida cristã mediante a vida do próprio Senhor. É colocar-se junto Dele em cada passo daqueles dias derradeiros, de grande angústia e grande alegria para toda a humanidade. O crescimento espiritual pode ser estupendo em cada cristão que conscientemente aproveitar e viver com Cristo todos estes dias que a Liturgia da Igreja nos oferece.

É interessante também percebermos que não se esgota em algumas obras de piedade e misericórdia todo este tempo. Na verdade, para olhares atentos e espíritos que buscam ouvir mais que o toque do sino ou a reza do terço, estes dias podem nos levar a uma profunda consideração sobre a fragilidade do ser humano, e isto significa começar a encarar de frente nossa própria fraqueza, reconhecendo nossa condição frágil diante do mundo. Destacando nossa fragilidade não se deseja alimentar o desânimo, mas exatamente o contrário, visto que na compreensão cristã nunca esta realidade impediu o ser humano de exercer as melhores virtudes humanas e principalmente alcançar as virtudes divinas (teologais). Em realidade, é precisamante no reconhecimento de nossa fragilidade diante do mal e das inúmeras coisas e condições que podem nos impedir de viver a vida divina, que temos a chance de vencermos nossa fraqueza, e, como aquele atleta que busca sempre a superação física, buscar a “superação” na fé almejando a meta que é a santidade, ou seja, a perfeição (cf. Mt 5,48).

Tendo isto, podemos dizer que esta condição frágil do ser humano diante do mal, das coisas e condições que podem nos afastar da vida divina, é uma realidade no mínimo oportuna para o agraciamento por Deus, pois é trabalhando e vencendo nossa fraqueza diante das situações particulares e específicas, que temos a certeza de que a Graça realmente foi eficaz, porque não somente foi pedido a Deus, mas houve colaboração possibilitando com que a Graça pudesse fortalecer e frutificar. Nisto é ressaltado a necessidade de Deus e Sua Graça para que o ser humano possa vencer, superando a fraqueza oriunda desta condição frágil. Somente com Deus esta superação, retamente ordenada, é possível (cf. Lc 18,27).

Refletindo sobre nossa frágil condição, não podemos esquecer-nos de algo que deve sempre acompanhar nossas considerações: a esperança cristã, algo que diferente de uma mera “esperança fútil”, vazia e mesquinha, é o cordão a nos puxar para Deus e nossa santificação. Bem lembra o Santo Padre Francisco:

Nunca percamos a esperança! Deus nos ama sempre, mesmo com os nossos erros e pecados.

(@Pontifex_pt : 22/02/2014)

Por isso ser tão útil a nós refletir sobre a nossa frágil condição, pois não temos motivos para temer tal realidade, tendo a certeza de que, a esperança em Deus que nos move a viver apesar da fraqueza que pode nos fazer cair, é tão real e presente quanto à própria condição que humana.

Fragilidade e esperança, duas realidade na vida humana. Uma que existe aquém de nossa vontade, outra que somente se faz presente quando queremos buscar em Deus a verdadeira vida.

Com minha benção sacerdotal.

Pe. Valderi da Silva

Auxiliar Espiritual

____________________________

*Artigo publicado na Revista Decolores, n.18, ano VI

Nenhum comentário: